https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8382/erechim-recebe-dois-profissionais-do-programa-mais-mdicos
17/04/2014
Erechim recebe dois profissionais do Programa Mais Médicos
Médicos foram recepcionados em evento realizado em Porto Alegre nesta quinta
O município de Erechim foi contemplado com dois médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Os profissionais, que trabalharão na atenção básica do sistema municipal de saúde, foram recepcionados na manhã desta quinta-feira (17), em solenidade realizada em Porto Alegre, pela secretária adjunta de Saúde de Erechim, Daniele Colla, e pela diretora das UBSs, Eclesan Palhão. A solenidade contou com presença do Governador do Estado, Tarso Genro, e do Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Os profissionais, um cubano e uma venezuelana, chegam a Erechim ainda nesta quinta-feira, e devem iniciar suas atividades em breve. Conforme o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., nos primeiros dias, os médicos irão fazer o reconhecimento do território enquanto aguardam o registro do ministério da Saúde, que autoriza, por exemplo, a realização de consultas. O tempo de espera de tal processo varia entre uma e duas semanas.
O município de Erechim havia se cadastrado no Programa ainda em 2013, quando solicitou o encaminhamento de dois profissionais para reforçar o atendimento de saúde nas UBSs da cidade.
Mais Médicos já chegou a 13,2 mil profissionais no Brasil
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal está garantindo mais médicos para o Brasil e mais saúde ao cidadão. A meta inicial do programa, de chegar a 13,2 mil médicos já foi alcançada, segundo o Ministério da Saúde.
Medicina em Erechim também integra o Programa
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil - projeto no qual Erechim também já foi contemplado com a residência médica já em funcionamento na FHSTE, e a pré-seleção para o Curso de Medicina.
Além disso, Erechim já conta com um médico atuando por meio do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).