https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8393/exemplo-nacional-em-incluso-irm-consolata-ser-ampliada
23/04/2014
Exemplo nacional em inclusão, Irmã Consolata será ampliada
Premiada com melhor experiência inclusiva do Brasil, escola vai ter mais acessibilidade
A Escola Municipal de Educação Infantil vai ser ampliada pela prefeitura de Erechim. A obra, que está em andamento, vai dar mais acessibilidade com uma nova rampa que irá atender os requisitos necessários para garantir a locomoção de estudantes com qualquer tipo de deficiência, sejam motoras, visuais, de paralisia parcial, ou de qualquer outra natureza. Além disso, a sala de atendimento da direção, a secretaria e a guarita terão seu espaço aumentado.
A obra está orçada em R$ 552,4 mil e será executada com recursos próprios do município – que contam com verba do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão é de que tudo esteja pronto até o final do mês de agosto.
O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, acompanhou o início dos trabalhos na última semana e destacou a importância da intervenção na escola. “Todas as pessoas têm o direito constitucional de ir e vir. Mas esse direito só é garantido se o Poder Público e a sociedade unirem esforços para termos uma cidade acessível. Por isso, a prefeitura investe tanto em obras que garantam a acessibilidade e promovam a inclusão”, apontou.
No final de 2013, a Irmã Consolata foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) como a escola com a melhor experiência em educação inclusiva do Brasil. O prêmio foi concedido devido ao trabalho de suporte e inclusão de crianças com deficiência no ensino normal. O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, avalia as melhorias com a nova obra.
“A escola Irmã Consolata já possui o reconhecimento nacional por ser inclusiva. Mas ainda é preciso investir mais em acessibilidade, que é uma das prioridades que temos na Educação. São investimentos permanentes em melhorias, que envolvem infraestrutura para as escolas, qualificação e valorização dos profissionais em todo o Sistema Municipal de Ensino que fazem com que a Educação de Erechim seja tão reconhecida”, declarou.