Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim Informando e Prevenindo DST e AIDS

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/84/erechim-informando-e-prevenindo-dst-e-aids

28/11/2006

Erechim Informando e Prevenindo DST e AIDS

Erechim Informando e Prevenindo DST e AIDS

Erechim Informando e Prevenindo DST e AIDS
    Foi realizada na tarde de hoje (28), com a presença do Vice-Prefeito, Luiz Tirello, e da Secretária de Saúde, Gelcy Munaretto, mais uma capacitação da Secretaria Municipal de Saúde, destinada aos multiplicadores e voluntários, que irão trabalhar na campanha promovida pelo Governo Municipal, no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
    Os profissionais de saúde informaram e orientaram os participantes da capacitação sobre as atividades que serão realizadas nesta sexta-feira, na Esquina Democrática, com distribuição de folders, material informativo e preservativos masculinos. “O principal objetivo da campanha será sensibilizar a população sobre a importância da prevenção em DST, HIV e AIDS. Profissionais de saúde, parceiros e voluntários, estarão conversando com a comunidade das 9h às 17h. A participação e envolvimento de todos é muito importante”, destacou o Vice-Prefeito, Luiz Antonio Tirello.
    O médico infectologista Vanderlei Madalozzo, um dos palestrantes do encontro salientou que medidas simples como o uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhamento de seringas e agulhas, e realização de teste anti-HIV pelas gestantes, podem salvar várias vidas. “Até o dia 1º de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando 1000 testes anti-HIV para a população. A coleta pode ser feita numa das Unidades Básicas de Saúde do município, por qualquer pessoa maior de 16 anos, bastando para isso apresentar documento de identidade, estar em jejum e comparecer a UBS a partir das 7h30min”.

AIDS é uma doença prevenível

    A palavra AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é uma doença resultante da contaminação pelo vírus HIV. O vírus diminui as defesas do organismo, possibilitando o surgimento de infecções e levando as pessoas contaminadas muitas vezes a morte.
    Muito tem-se falado, discutido e orientado sobre a doença nestes últimos anos, porém o HIV continua se espalhando, uma vez que há cerca de 40,3 milhões de pessoas vivendo com o vírus no mundo. A doença causou, em 2004, cerca de 3,4 milhões de mortes e o HIV infecta cerca de 16 mil pessoas por dia.
    O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é uma lembrança da emergência que vivemos diariamente. Essa é uma oportunidade de renovar nosso comprometimento, analisar os resultados obtidos e de lembrar que a epidemia de AIDS deve e precisa ser efetivamente abreviada como parte de nosso impulso para alcançar uma vida melhor e mais segura.
    Apesar dos vários avanços da medicina, a única maneira de evitar a doença é através da prevenção. Medidas simples como o uso de preservativos nas relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas, e a realização de teste anti-HIV pela gestante, podem salvar várias vidas.
    Cabe então, a todos nós, profissionais da saúde ou não difundirmos estas orientações em todos os lugares visando com isso o bem estar de todos. AIDS é uma doença prevenível, informe-se e previna-se.