https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8424/aeroporto-comandante-kraemer-completa-66-anos
30/04/2014
Aeroporto Comandante Kraemer completa 66 anos
Em 30 de abril de 1948 acontecia a inauguração do Aeroporto Comandante Kraemer em Erechim. Na década de 60, o Aeroporto Comandante Kraemer era o segundo no Rio Grande do Sul em movimento de aviões, os quais transportavam a população e visitantes do interior para a capital e o restante do País. Além disso, também era usado para transportar produtos das indústrias locais. Com pista de pouso, passou a receber voos regulares entre Erechim e Porto Alegre. O aeroporto recebeu pousos de aeronaves de grande porte como Savag, Varig, Real, Cruzeiro do Sul e Sadia.
Em janeiro de 2014, técnicos contratados pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República realizaram levantamento do sítio aeroportuário do Aeroporto Comandante Kraemer, em Erechim, quando foram analisadas questões ambientais, patrimoniais e de infraestrutura para desenvolvimento de estudo de ampliação e melhoria do aeroporto.
O Aeroporto Comandante Kraemer foi selecionado para receber investimentos de R$ 1,4 milhão para ampliação e reformas dentro do Plano Nacional de Aviação do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado. O projeto prevê ampliação da pista, novo suporte do sistema de controle de iluminação e aquisição de brigada de incêndio (que também já tem seus recursos garantidos), e está entre os 15 do Rio Grande do Sul contemplados pelo Plano Nacional.
Com a iniciativa, o Governo Federal visa melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária para os usuários, ampliar a oferta de transporte aéreo à população, barateando custos, além de reconstruir a rede de aviação regional. No Estado, o Plano Nacional de Aviação Regional do Executivo Federal se dará sob a coordenação do Departamento Aeroportuário (DAP) que terá um total de R$ 345 milhões para custear os investimentos necessários.