Prefeitura Municipal de Erechim - Municípios de todo o Brasil querem conhecer inclusão de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8437/municpios-de-todo-o-brasil-querem-conhecer-incluso-de-erechim

05/05/2014

Municípios de todo o Brasil querem conhecer inclusão de Erechim

Municípios de todo o Brasil querem conhecer inclusão de Erechim

 

Erechim é o primeiro município do país a ingressar em ação nacional pela educação 100% inclusiva

 



 

Depois de conquistar o prêmio de melhor experiência em educação inclusiva do Brasil, concedido no final do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Erechim passou a ser solicitado nacionalmente para apresentar seu trabalho a diversas cidades do país. O último dos encontros aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de abril, no Seminário Nacional de Educação Infantil – Cenários, avanços e desafios.

 

Anteriormente, Erechim já havia apresentado sua experiência vencedora na capital paranaense, Curitiba, que reuniu municípios dos três estados da Região Sul. Os convites para os seminários surgiram através de indicação do MEC, que no mês de abril lançou a Proposta Educação Infantil 100% inclusiva. O município de Erechim foi o primeiro do Brasil a aderir na ação.

 

A experiência erechinense foi premiada por incluir estudantes com deficiência no ensino normal. “As crianças com deficiência apresentam avanços significativos ao serem incluídas no ensino comum, em vez de serem segregadas. Muitas chegam sem andar, sem falar e sem interagir e em poucos meses têm melhoras significativas. Além disso, os estudantes que não possuem nenhum tipo de limitação aprendem a respeitar e a conviver com as diferenças”, apontou o secretário municipal de Educação, Alderi Oldra.

 

De acordo com Oldra, em Belo Horizonte mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes para conhecer a proposta de Erechim. O secretário e a coordenadora de Educação Inclusiva de Erechim foram recepcionados pela Secretária de Educação de Belo Horizonte, Sueli Maria Dias, e pela gerente de Educação Básica da capital mineira, Dagmá Brandão.

 

“Na plateia, além de gestores públicos na área da Educação, havia promotores de Justiça, vereadores e pesquisadores de universidades federais que têm como objeto de estudo a Educação. Pessoas de diversos pontos do Brasil queriam saber sobre a proposta de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do nosso município”, afirmou.

 

Além de mostrar a experiência de Erechim, Oldra e Maria Salete conheceram os trabalhos da prefeitura de Belo Horizonte. Os dois visitaram a Unidade Municipal de Educação Infantil Minaslândia, que foi construída em parceria entre o Poder Público e o setor privado.