https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8439/estudantes-abrem-olimpada-escolar-2014
05/05/2014
Estudantes abrem Olimpíada Escolar 2014
Serão 60 dias de competição envolvendo mais de 1,5 mil atletas de escolas de Erechim
A Olimpíada Escolar 2014 de Erechim está oficialmente aberta. Os jogos, que vão ter dois meses de duração, envolvem mais de 1,5 mil atletas de 26 escolas que vão disputar competições de voleibol, basquete, futebol de campo e de salão, handebol, atletismo, tênis de mesa e xadrez. A cerimônia de abertura da sexta edição da olimpíada foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), no ginásio do Sesc, com a presença de escolas particulares, estaduais e municipais.
A disputa olímpica faz parte dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (Jergs). Após a fase municipal, os primeiros colocados em cada modalidade seguem para a disputa regional e depois para a competição estadual. A melhor equipe do estado representará o Rio Grande do Sul em jogos nacionais.
Durante a abertura, as escolas entraram com suas equipes e assistiram a uma apresentação artística do Grupo Musical da Escola Municipal Luiz Badalotti. Também foi feito o acendimento da tocha olímpica.
O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, destaca que os jogos têm o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, de identificar novos talentos e também de promover a inclusão social entre os jovens através do esporte. “A competição esportiva é importante. Mas também esperamos que dos jogos surjam novas amizades, que haja integração entre todos”, declarou.
O primeiro jogo das competições foi entre as escolas estaduais Haidée Tedesco Reali e João Caruso, que disputaram uma partida de handebol feminino. Além de Oldra, participaram da abertura a coordenadora regional de Educação (15ª CRE), Graziela Gritti, o presidente da Câmara, Sergio Bento, a vereadora Clarice Moraes, o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Turismo, Jonas Arlt, diretores, professores e servidores municipais.
Copa Escolar
Durante a abertura da Olimpíada Escolar, as equipes que ficaram com as primeiras colocações na modalidade esportiva da Copa do Mundo Escolar, encerrada no dia 26 de abril, receberam um quadro em reconhecimento ao desempenho em campo. A menção foi entregue pelo presidente do Ypiranga Futebol Clube, Osvaldino Fuzinatto, e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Foram premiados o primeiro colocado, o Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, que representou a Seleção Russa, a segunda colocada, a Escola Municipal Luiz Badalotti, que jogou com as cores da Croácia, a terceira colocada, a Escola Estadual Érico Veríssimo, que jogou como Equador, e a quarta colocada, a Escola Estadual Sete de Setembro, que representou a Colômbia. A Copa do Mundo teve a participação de 22 escolas, com a Municipal Jaguaretê como campeã geral.