Prefeitura Municipal de Erechim - Rede de prevenção ao abuso sexual é apresentada durante coletiva à imprensa

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8440/rede-de-preveno-ao-abuso-sexual--apresentada-durante-coletiva--imprensa

05/05/2014

Rede de prevenção ao abuso sexual é apresentada durante coletiva à imprensa

Rede de prevenção ao abuso sexual é apresentada durante coletiva à imprensa
Rede de prevenção ao abuso sexual é apresentada durante coletiva à imprensa

Encontro também foi pautado pela apresentação das atividades da Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Durante a manhã desta segunda-feira (5) a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin e a psicóloga coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Erechim, Valéria Barancelli, juntamente com o promotor da Vara da Infância e Juventude, João Fábio Munhoz Manzano, apresentaram – durante coletiva de imprensa no Ministério Público – a rede de prevenção, intitulada Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O Fórum – composto por representantes de entidades governamentais e não governamentais – promove, de 12 a 16 de maio a Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que será aberta oficialmente na segunda-feira (12), às 9 horas, com caminhada e ato simbólico. A concentração e saída acontece na Praça Boleslau Korupski com chegada na Praça da Bandeira.

Enfrentamento à violência sexual
Segundo a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin, a violência sexual de crianças e adolescentes é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos e seu enfrentamento e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes se configura num grande desafio, sendo um compromisso de toda a sociedade.
“O mais revoltante disso tudo é que muitos casos ocorrem dentro da família, que é justamente quem deveria dar proteção, em vez de promover o abuso. Nós precisamos que todas as entidades andem junto na luta contra a violência infantil. Precisamos de pessoas que estejam compromissadas com o problema. Dizer que o problema é complexo, sentar e cruzar os braços não adianta, é preciso agir. Infelizmente muitos ainda veem o problema e não fazem nada, não denunciam. E isso nós temos que trabalhar muito com a nossa comunidade. As pessoas precisam denunciar, não podem se calar”, declara a secretária de Cidadania.

Formação do Fórum Municipal
A partir da mobilização de participantes do Seminário Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania, em maio de 2013, pessoas físicas e jurídicas sensibilizadas com o problema da violência e exploração sexual, organizaram uma comissão para a instituição do Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Erechim.
De acordo com o promotor João Fábio Munhoz Manzano, entidades integrantes tem se reunido para debater as diferentes expressões da violência, suas causas, consequências, formas de combate e prevenção no município. “A complexidade das violações e a fragilidade dos fluxos e protocolos de atendimento, tornou necessária a ampliação do debate, de modo a promover os múltiplos olhares para a construção de uma política municipal de enfrentamento às situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com vistas à melhoria da qualidade de vida desta população”, pontua o promotor.
O Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Erechim é um espaço permanente, aberto às questões relacionadas à violência sexual contra crianças e adolescentes,  envolvendo organizações governamentais, não governamentais, entidades públicas e privadas e pessoas físicas comprometidas com a temática.

Dados de acordo com os órgãos de segurança do município e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS):
Segundo a psicóloga coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Cidadania, Valéria Barancelli, em Erechim existe uma realidade pertinente para formação de uma rede para o combate a esse tipo de violência já que, de 2013 até agora, são mais de 70 casos registrados.
“Estes são os casos registrados, certamente temos muitas outras situações de abuso e exploração sexual que não chegam ao nosso conhecimento. O nosso objetivo é mobilizar a sociedade e alertar para a situação, incentivando que todos os casos sejam denunciados. É preciso lembrar que esse é um problema de todos e as vítimas que sofrem não conseguem tomar as providências necessárias”, declara Valéria, frisando que os números no município apontam para uma necessidade de intervenção por todas as instituições.

Reunião com prefeito de Erechim
No início da tarde desta segunda (5), a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin e a psicóloga, Valéria Barancelli foram recebidas pelo prefeito Paulo Polis. Durante a reunião no gabinete, Polis parabenizou as entidades pela união de esforços e afirmou que a Administração Municipal é parceira nesta causa.

Números no município
2013 - 57 casos de abuso sexual contra menores, sendo 29 meninas de 0 a 12 anos, 11 meninas de 13 a 17 anos e 17 meninos de 0 a 12 anos.
2014 - 19 situações onde crianças e adolescentes estiveram submetidas em alguma situação de violência e exploração sexual. São 11 meninas de 0 a 12 anos, cinco meninas de 13 a 17 anos e três meninos de 0 a 12 anos.

Importância da denúncia
A denúncia é um importante meio de dar visibilidade e, ao mesmo tempo, oportunizar a criação de mecanismos de prevenção e proteção. Em Erechim, a comunidade pode entrar em contato com a rede de atendimento através dos seguintes telefones:
CREAS – 3321.3619 / 3522.3780
Conselho Tutelar – 3519.6770 / 3321.5093
CRAS Progresso – 3519.4476
CRAS Linho – 3522.0298
CRAS Presidente Vargas – 3522.4995
Delegacia de Polícia Civil – 3522.1000 ou 197
Brigada Militar – 190
Disque Direitos Humanos – 100
Ministério Público – 3321.1312

 

Acesse o folder da Semana de Mobilização pelo fim da Violência Sexual: http://www.pmerechim.rs.gov.br/uploads/categories/554/7e60265bc1e9a7f61d820cb1a8c86503.pdf