Prefeitura Municipal de Erechim - Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8465/semana-de-mobilizao-pelo-fim-da-violncia-sexual-contra-crianas-e-adolescentes

12/05/2014

Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Mais de 300 pessoas participaram da caminhada que culminou com abraço à Praça da Bandeira

Através da união de esforços de instituições públicas, privadas, organizações não governamentais e sociedade civil, o Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promove – de 12 a 16 de maio – a Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A abertura oficial da programação aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) com a Caminhada pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A saída foi na Praça Boleslau Skorupski e chegada na Praça da Bandeira, onde aconteceu um ato simbólico, com abraço à Praça, para marcar o início das atividades.
Na presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do promotor da Vara da Infância e Juventude, João Fábio Munhoz Manzano, demais autoridades do Executivo, Legislativo e sociedade civil, foi declarada oficialmente aberta a programação da Semana.

Prefeitura é parceira nesta causa
De acordo com o prefeito Paulo Polis, a Prefeitura de Erechim é parceira nesta causa. “O Executivo erechinense apoia essa causa que conta com uma grande rede de parceiros mobilizados pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes”, declara o prefeito.
“A caminhada e esse abraço à Praça da Bandeira tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade dos cuidados, da afetividade e da atenção que todos nós devemos ter para com nossas crianças e adolescentes, principalmente com aquelas que passam diariamente por todo tipo de violência e violação de direitos. Essa mobilização é uma luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes e é dever de todos denunciar”, pontua Polis.

União de forças das entidades para formação do Fórum Municipal
De acordo com o promotor João Fábio Munhoz Manzano, as entidades integrantes tem se reunido para debater as diferentes expressões da violência, suas causas, consequências, formas de combate e prevenção no município. “A complexidade das violações e a fragilidade dos fluxos e protocolos de atendimento, tornou necessária a ampliação do debate, de modo a promover os múltiplos olhares para a construção de uma política municipal de enfrentamento às situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com vistas à melhoria da qualidade de vida desta população”, pontua o promotor.
O Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Erechim é um espaço permanente, aberto às questões relacionadas à violência sexual contra crianças e adolescentes,  envolvendo organizações governamentais, não governamentais, entidades públicas e privadas e pessoas físicas comprometidas com a temática.
“As atividades desta Semana são uma forma de pensar e articular ações de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, considerada hoje uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Enfrentar esse crime é um grande desafio e deve ser tratado como um compromisso de toda a sociedade”, finaliza o promotor.