Prefeitura Municipal de Erechim - Plano de manejo do Longines Malinowski avança com foco na preservação ambiental

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8497/plano-de-manejo-do-longines-malinowski-avana-com-foco-na-preservao-ambiental

20/05/2014

Plano de manejo do Longines Malinowski avança com foco na preservação ambiental

Plano de manejo do Longines Malinowski avança com foco na preservação ambiental

Primeiro passo é a substituição de espécies invasoras por árvores nativas da região. Pelotão Ambiental e Defap definem ações executadas no projeto como exemplar no que tange à produção do mínimo impacto no local

O Plano de Manejo do Parque Longines Malinowski, projeto que teve o início de sua execução em abril deste ano, tem foco especial na recuperação ambiental do espaço do parque. Para tanto, espécies de árvores exóticas e invasoras – estranhas ao ambiente natural da região - que cresceram no local ao longo de décadas estão sendo substituídas por árvores nativas, com objetivo de devolver ao parque sua composição original.

O projeto, executado pela Secretaria de Meio Ambiente, é o primeiro passo para a implantação do Plano, que prosseguirá com a qualificação da infraestrutura interna e externa do parque – transformando-o em um espaço estruturado de preservação e educação ambiental.

Pelotão Ambiental e Defap definem execução do manejo como ‘exemplar’

Para recuperação do ambiente do parque, espécies exóticas como uva-japão, pinus, cinamomo, abacateiro e eucalipto estão sendo substituídas por espécies nativas da região. O projeto teve análise criteriosa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e já passou pelo crivo dos órgãos fiscalizadores, como o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e a Guarnição de Serviços do 2º Pelotão de Polícia Ambiental – que, após verificação ‘in loco’, definiram a execução do projeto como sendo ‘exemplar, com absoluto rigor no que tange a mínima produção de impacto local, em especial quanto à proteção das espécies arbóreas nativas remanescentes no local”, conforme relatório (auto de constatação do Pelotão Ambiental) datado do dia 7 de maio de 2014.

Além disso, o manejo das árvores foi recomendado pelo Departamento de Unidades de Conservação (DUC) da secretaria estadual de Meio Ambiente. Além disso, o próprio Estado do Rio Grande do Sul publicou recentemente a Portaria n. 79/2013 com o levantamento das espécies exóticas distribuídas no RS, recomendando sua supressão.

“O parque Longines Malinowski é uma unidade de conservação da natureza, e um dos seus principais objetivos é o de manter este ambiente preservado integralmente, o que justifica a importância de buscarmos preservar sua composição original, sem a intrusão de espécies exóticas ou invasoras. É com esta diretriz que colocamos em prática o Programa de Proteção e Manejo, como forma de retirar estas espécies que causam invasão ecológica do espaço, substituindo todas por espécies originárias da nossa região”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi.

Além da substituição das espécies exóticas, no Plano de Manejo do Parque Longines Malinowski (contratado pela Prefeitura de Erechim junto à URI – Campus de Erechim), está prevista no estudo a reestruturação e qualificação das trilhas dentro da mata, com nova sinalização e atenção às necessidades de acessibilidade e segurança para os visitantes. Também há previsão da criação de um Centro de Educação Ambiental no coração do Longines Malinowski, além de um Mirante. Melhorias que permitam interligar a mata ao Centro de Lazer Viva Melhor, localizado ao lado do parque, também serão executadas.