https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8503/prefeitura-tapa-buracos-mesmo-em-dias-de-chuva
21/05/2014
Prefeitura tapa buracos mesmo em dias de chuva
Material, que pode ser compactado com os pés ou com o peso dos carros, é utilizado em situações de emergência
Os dias com chuva impedem que o asfalto possa ser aplicado para a melhoria das ruas da cidade. A umidade em excesso desmancha a massa e não permite a compactação. Para que as vias não sejam tomadas pelos buracos em período longos com mau tempo, a prefeitura adotou uma solução de emergência, com material que pode ser aplicado até mesmo com a presença de água. “Os tapa-buracos não param um só dia”, garante o secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik.
O material, que vem em sacos, é impermeável e pode ser compactado com pisadas por quem aplica, ou com o peso dos carros que passam na via. “Uma pessoa já é o suficiente para realizar o serviço. Logo que o saco é aberto, o asfalto já começa a ter reação química e vira uma espécie de chiclete, que depois de compactado solidifica. Fica melhor do que o asfalto comum, usinado a frio pela prefeitura”, explica o chefe de Divisão de Logística do parque de máquinas, Daulir Winkel.
Daulir afirma que, diferente do asfalto comum, a própria água ajuda a compactar. “Às vezes, as pessoas acham que estamos jogando terra em buracos com água, ou que por pisarmos no material, fazemos o serviço de qualquer jeito. Mas pelo contrário, o asfalto que tiramos dos sacos e aplicamos é mais eficiente e mais durável para tapar os buracos. Compactamos com os pés porque é mais prático. Enxadas ou pás ajudam a espalhar, mas não servem para a compactação”, esclareceu.
A tecnologia, no entanto, é utilizada em situações de emergência, devido ao preço do produto e o gasto na logística para aplicar grandes volumes serem quase o dobro do que o do asfalto a frio. De acordo com o secretário de Obras, a prefeitura utiliza o material quando em dias chuvosos surgem buracos grandes em vias de grande fluxo, ou quando há a necessidade de tapar poucos buracos em locais com trânsito intenso.
“Para tapar buracos no atacado, é vantagem utilizar o asfalto usinado pela prefeitura, levando a equipe completa de obras, com a pintura, os rolos e o caminhão com a carga de asfalto. Aí trancamos a rua e tapamos vários de uma única vez. Mas para trabalhos específicos, o asfalto impermeável é mais vantajoso. Apenas um funcionário joga o produto, pisa em cima, ou passa com o carro, e está pronto o serviço, sem precisar parar o trânsito”, aponta Jorge.
Além dos tapa-buracos, no momento a prefeitura concentra os trabalhos no asfaltamento da David Pinto de Souza, no bairro Cerâmica, que é uma das principais ligações entre a avenida Caldas Júnior, nos bairros Frinape e Boa Vista, e o centro da cidade. A obra também está entre as prioridades regionais do Orçamento Participativo.