Prefeitura Municipal de Erechim - ‘Segurança no Rally Internacional é um dos focos da competição’, afirma Testa
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8515/segurana-no-rally-internacional--um-dos-focos-da-competio-afirma-testa

23/05/2014

‘Segurança no Rally Internacional é um dos focos da competição’, afirma Testa

‘Segurança no Rally Internacional é um dos focos da competição’, afirma Testa
‘Segurança no Rally Internacional é um dos focos da competição’, afirma Testa

Diretoria de Trânsito do município desenvolve ações juntamente com o Comitê de Segurança. Destaque para a iniciativa de realização de testes de etilômetro nos competidores que participarão da prova

A partir de quinta-feira (29), Erechim recebe a mais importante corrida de rali de velocidade do Brasil. A 17ª edição do Rally Internacional de Erechim acontece até 1º de junho, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie).
Para o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Erechim, Rafael Testa - que também irá competir como piloto - num rali de velocidade, a segurança do evento é de fundamental importância. “Justamente por isso, o Comitê de Segurança do Rally manteve reuniões periódicas para definir ações que irão garantir, não somente à segurança dos competidores que participam da prova, bem como do público que prestigia o evento”, ressalta Testa.
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, através da Diretoria de Trânsito, com uma equipe de mais de 30 servidores, estará envolvida no processo desde a organização do trânsito para a Largada Promocional na quinta-feira (29) em frente à Prefeitura, bem como no Parque da Accie com sinalização, orientação do fluxo de veículos e apoio no fechamento das estradas que levam as Provas Especiais do Rally.

Uso do etilômetro é pioneiro em competições
De acordo com o secretário de Segurança, uma das ações de destaque nesta edição do Rally é novamente o uso de etilômetro para realizar testes de alcoolemia nos competidores que irão participar da prova. “Essa iniciativa foi realizada de forma inédita na edição do ano passado e serviu de modelo para as demais competições de rali de velocidade”, declara.
Segundo Testa, em debate com a Direção do Erechim Auto Esporte Clube (EAEC) e membros do Comitê de Segurança, definiu-se pela aplicação do etilômetro no evento, na premissa de que esporte é saúde e o Rally de Erechim deve dar o exemplo. “O Governo de Erechim propôs essa iniciativa pioneira na edição de 2013 que foi aceita por todos do EAEC e Comitê e, como expõe o famoso dito popular que ‘a palavra convence e o exemplo arrasta’, os competidores darão exemplo para que os condutores de veículos, que trafegam pelo trânsito, tenham a consciência que bebida e direção não combinam”, pontua o secretário.
De acordo com Testa, é importante salientar que a parceria com os demais órgãos de segurança vem garantindo o sucesso desse evento. “Juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença para atuar na questão da segurança e do trânsito que envolve o Rally Internacional de Erechim. Ainda, vale ressaltar que para a Largada Promocional do Evento deverão ser feitas algumas alterações no trânsito no entorno da Praça da Bandeira nos dias 28 e 29 de maio para que seja possível a montagem da estrutura do evento”, pontua.

Ação educativa com Escolinha de Trânsito
A Escolinha de Trânsito também estará instalada junto ao Parque da ACCIE nos dias de prova do Rally. “Estaremos dando continuidade aos projetos de educação no trânsito com ações educativas durante o Rally voltada as crianças. A nova Escolinha de Trânsito conta com sinalização completa, semáforos e lombada eletrônica ficará na Praça das Etnias, sempre supervisionada pelos servidores e agentes de trânsito, tendo como foco a proposta de educar para um trânsito mais seguro”, conclui Testa.