Prefeitura Municipal de Erechim - Pronatec certifica mais 139 profissionais para o mercado de trabalho

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8521/pronatec-certifica-mais-139-profissionais-para-o-mercado-de-trabalho

25/05/2014

Pronatec certifica mais 139 profissionais para o mercado de trabalho

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego já formou 1.163 pessoas em Erechim

O plenário da Câmara de Vereadores foi palco de mais uma formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SENAC) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
A solenidade, que aconteceu na sexta-feira (23), certificou 139 profissionais em 12 cursos de formação do SENAC e SENAI. O Programa, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, já formou 1.163 pessoas em Erechim. Em 2013, foram 726 pessoas certificadas nos cursos de qualificação profissional.
Estiveram presentes a secretária de Cidadania, Dolores Gollin; o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; a interlocutora do Pronatec, Lurdes Sartori; o diretor do SENAI, Sérgio Francisco Kolln; a diretora do SENAC, Fernanda Pittelkow; demais autoridades; representantes do Executivo e Legislativo; convidados e imprensa.

Qualificação para o mercado de trabalho
De acordo com a secretária de Cidadania, Dolores Golin, o Pronatec tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores. “A conclusão do curso é uma grande vitória para todos, que se qualificam para exercer a profissão. Por isso é tão importante não terem desistido e terem persistido até o final. Porém, chegar até aqui não significa que é o suficiente. É importante que todos continuem estudando e que busquem ainda mais qualificação”, pontua Dolores.
Para o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, são bons projetos como esse que melhoram a vida das pessoas. “No tempo em que estudei, não havia oportunidades como essa do Pronatec. Quem queria estudar, tinha que pagar. Hoje há como se qualificar de graça e isso tudo aqui em Erechim. Temos o Instituto Federal (IFRS), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), os cursos do Pronatec. Há educação da creche à universidade”, ressalta Anacleto

Mais de 2,9 mil vagas para 2014
Para 2014 são mais de 2,9 mil vagas em cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente. Para se inscrever o candidato precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o comprovante atualizado de inscrição no Cadastro Único. O Pronatec está localizado na avenida 15 de Novembro, 132. Telefone para contato (54) 3522.9245 e o horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.
Tem direito aos cursos gratuitos, os beneficiários de programas federais de transferência de renda, bem como famílias inscritas no Cadastro Único, com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite por família. As demais famílias, que ainda não estão cadastradas e que tem renda familiar de até três salários mínimos mensais, podem efetuar seu Cadastro Único na Secretaria de Cidadania (Avenida Salgado Filho, 227).