https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8558/semana-do-meio-ambiente-segue-com-atividades-sociais-e-educativas-at-sbado
03/06/2014
Semana do Meio Ambiente segue com atividades sociais e educativas até sábado
Nesta terça-feira, trabalhos sociais no Centro de Artes e Esportes Unificado (3) foram destaques da programação. Nesta quarta, ocorre abertura do Fórum do Meio Ambiente.
A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, prossegue até sábado (7). São atividades realizadas em diferentes pontos da cidade, todas atentando para o cuidado com o meio ambiente e a conscientização ambiental, destacando formas de se relacionar com o mundo de maneira sustentável e equilibrada.
Nesta terça-feira, o Centro de Artes e Esportes Unificado (3) foi o principal espaço das atividades. Durante a manhã, recicladores das associações de reciclagem de lixo de Erechim foram reunidos para uma sessão de cinema. Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi, destacou a importância do trabalho realizado pelas associações de reciclagem.
“A reciclagem é fundamental para que possamos dar destinação correta aos resíduos produzidos no município. As associações de reciclagem, que realizam a triagem do material para que eles possam receber sua destinação correta, é fundamental. Por isso, promovemos este momento de reflexão e reconhecimento ao trabalho realizado por estas pessoas”, disse Rossi.
Na sessão de cinema, foi apresentado aos recicladores o filme Lixo Extraordinário, documentário que relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na periferia de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz.
No turno da tarde, o CEU também recebeu nesta terça-feira uma atividade com os funcionários da empresa TOS, que realiza a varrição e o recolhimento do lixo nas ruas de Erechim. Segundo Mario Rossi, o recolhimento e o tratamento do lixo na cidade são fundamentais para a qualidade de vida da população, tornando o tema importante de ser discutido e valorizado em um espaço como a Semana do Meio Ambiente.
Fórum do Meio Ambiente inicia nesta quarta-feira
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente acontece também o Fórum do Meio Ambiente, cujas atividades serão promovidas na URI – Campus de Erechim, nos dias 3 e 4. Com a proposta de incentivar a discussão sobre importantes temas relacionados à preservação da natureza, o Fórum deverá reunir acadêmicos e profissionais de áreas afins e, através do debate, criar um ambiente de reflexão sobre os temas propostos.
Veja a Programação - Fórum do Meio Ambiente
4 de Junho – Quarta-feira
Abertura do 11ª Fórum Regional do Meio Ambiente
Horário: 19h
Local: URI – Anfiteatro prédio 3
Atrações: Apresentação da Banda da Obra Santa Marta e Mesa redonda: Relatos de projetos voltados à melhoria da qualidade da água, com Valdir Bündchen – Projeto Água Limpa; Vanderlei Decian – URI; mediadora – Marília Hartmann – UFFS.
5 de Junho – Quinta-feira
Conservação de recursos hídricos em paisagens agrícolas: um olhar da academia para a sustentabilidade ambiental, com Luis Ubiratan Hepp (PPG em Ecologia URI Campus de De Erechim)
Horário: 19h
Local: URI – Anfiteatro prédio 3
Palestra “Hábitos Saudáveis de consumo: uma questão de percepção”, com Roberto Serena Fontaneli (UERGS)
Degustação de produtos da agricultura familiar
Demais atividades da Semana do Meio Ambiente:
4 de Junho – Quarta-feira
Fórum da Juventude
Local: URI
Horário: dia todo
Plantio de árvores nativas
Local: Parque Longines Malinowski
Horário: 14h20
5 de Junho – Quinta-feira
Caminhada da Coleta Seletiva
Local: Avenida Sete de Setembro
Horário: 9h30
Lançamento da Cartilha sobre Consumo Consciente
Local: Salão Nobre
Horário: 14h30
6 de junho – Sexta-feira
Desfile de moda sustentável IFRS - com degustação dos produtos da agricultura familiar
Local: Associação Paiol Grande
Horário 16h
Mesa de Comunicação
Local: UERGS
Horário: tarde e noite
7 de junho – Sábado
Entrega de materiais na Feira da Agricultura Familiar do Bairro São Cristóvão