https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8566/inicia-plantio-de-rvores-nativas-no-parque-longines-malinowski
04/06/2014
Inicia plantio de árvores nativas no Parque Longines Malinowski
Espécies nativas da região substituem árvores exóticas
Dando sequência à execução do plano de manejo do Parque Longines Malinowski, o Governo Municipal iniciou na tarde de quarta-feira (4) o plantio das árvores nativas que substituirão espécies exóticas retiradas do local. A ação, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente, tem por objetivo promover a recuperação do ecossistema do parque, devolvendo a ele sua flora original – fortalecendo assim sua condição de unidade de preservação.
A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, e o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, realizaram o plantio simbólico da primeira muda de araucária. A planta foi disposta em local propício para o desenvolvimento da espécie, que necessita de espaço e grandes quantidades de luz para crescer. Além desta, outras espécies nativas da região – como jabuticaba, guabiroba, cerejeira, entre outras – serão plantadas em locais antes ocupado por espécies exóticas, de alto potencial invasor.
O secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, explica que o procedimento obedece recomendações do Departamento de Unidades de Conservação (DUC) da secretaria estadual de Meio Ambiente. O projeto teve análise criteriosa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e passou pelo crivo de órgãos fiscalizadores como o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e a Guarnição de Serviços do 2º Pelotão de Polícia Ambiental – que, após verificação ‘in loco’, definiram a execução do projeto como sendo “exemplar, com absoluto rigor no que tange a mínima produção de impacto local, em especial quanto à proteção das espécies arbóreas nativas remanescentes no local”, conforme relatório (auto de constatação do Pelotão Ambiental) datado em dia 7 de maio de 2014.
Além da substituição das espécies exóticas, no Plano de Manejo do Parque Longines Malinowski (contratado pela Prefeitura de Erechim junto à URI – Campus de Erechim), está prevista no estudo a reestruturação e qualificação das trilhas dentro da mata, com nova sinalização e atenção às necessidades de acessibilidade e segurança para os visitantes. Também há previsão da criação de um Centro de Educação Ambiental no coração do Longines Malinowski, além de um Mirante. Melhorias que permitam interligar a mata ao Centro de Lazer Viva Melhor, localizado ao lado do parque, também serão executadas.