https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8588/consultoria-empresarial-do-sebrae-integra-servios-do-balco-do-empreendedor
10/06/2014
Consultoria empresarial do SEBRAE integra serviços do Balcão do Empreendedor
No Balcão, microempreendedores têm diversas oportunidades de formalizar e qualificar seus negócios
A secretaria de Desenvolvimento Econômico segue ampliando os serviços disponíveis aos micro e pequenos empreendedores erechinenses em sua sede, localizada na Rua Eustáchio Santolin, 35. Agora, em todas as tardes de quarta-feira, o SEBRAE passa a apresentar e divulgar no local seus serviços de consultoria gratuitos, integrando-se a outros serviços já oferecidos pela secretaria no Balcão do Empreendedor, espaço dedicado especialmente a micro e pequenos empreendedores de Erechim.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, o objetivo da parceria é proporcionar aos empreendedores que encaminham a abertura dos seus negócios através do Balcão uma oportunidade de, ao mesmo tempo, buscarem meios de qualificarem e ampliarem seus serviços. No espaço montado pelo SEBRAE, são oferecidos materiais como a cartilha do microempreendedor individual e apresentadas apostilas utilizadas nas consultorias da instituição – que também podem ser requisitadas ali.
Balcão do Empreendedor
O Balcão do Empreendedor foi criado para racionalizar, simplificar e agilizar os processos de constituição de empresas em Erechim. Neste ano de 2014, 814 microempreendedores já passaram pelo local em busca de informações para a formalização dos seus negócios. Até o momento, desde a abertura do Balcão, 2607 inscrições foram formalizadas. Além disso, mais de R$ 14 milhões de empréstimos através do programa de Microcrédito já foram retirados por microempreendedores de Erechim junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, beneficiando (entre convênios com Banrisul e Caixa) 1751 microempreendedores.
Segundo dados do SEBRAE, as micro, pequenas e médias empresas representam 99% das empresas constituídas, sendo responsáveis por mais de 60% da mão-de-obra empregada. Elas representam, portanto, importantíssima alternativa de trabalho, geração de renda e oportunidades para milhões de brasileiros. Racionalizando e abreviando o processo de abertura de empresas, com trabalhos como estes realizado pelo Balcão, o município visa promover o crescimento econômico municipal e a consequente criação de mais empregos.