https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8608/anacleto-participa-de-planejamento-da-uffs
16/06/2014
Anacleto participa de planejamento da UFFS
Universidade prevê ações para a próxima década
O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, participa como painelista do Plano de Desenvolvimento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para a próxima década. A proposta da instituição é de planejar seu desenvolvimento entre 2015 e 2025, com foco nos possíveis investimentos que possam ser buscados através do Governo Federal.
Na sexta-feira (13) e no sábado (14) da semana passada, educadores, estudantes, servidores e colaboradores da UFFS realizaram um resgate histórico da universidade e apontaram diretrizes para o plano de desenvolvimento. Nos próximos meses a instituição irá fazer novas reuniões, para até o dia 26 de setembro entregar o documento final à Reitoria.
Entre as metas, o secretário de Planejamento defende que a instituição permaneça com as portas abertas para as pessoas que têm mais dificuldade de alcançar o Ensino Superior. Anacleto apontou a necessidade de manter discussão permanente com a sociedade para decidir o futuro da UFFS.
“A universidade tem que continuar com a oportunidade de formação, especialmente para aqueles que historicamente não tinham acesso ao Ensino Superior. O que queremos é que a instituição contribua com o desenvolvimento regional, promovendo a inclusão social”, apontou.
Sobre cursos futuros, o secretário sugere que a agricultura familiar siga como uma das prioridades. A pauta de propostas, diz Anacleto, ainda vai ser discutida com os movimentos sociais do Alto Uruguai e com os municípios da região. “Os encontros serão periódicos nos próximos 90 dias, entre a comunidade regional e acadêmica. A iniciativa de debater com a sociedade a universidade que queremos, vai nos trazer grande diferencial no futuro”, declarou.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, também participou da abertura do seminário. Ele destacou as mudanças da Educação no município e as perspectivas que Erechim oferece.
“A administração municipal foi parceira pela vinda da UFFS e vai continuar sendo no que for preciso para a instituição crescer. Aqui em Erechim as pessoas têm educação de qualidade e tem a oportunidade de estudar da creche à universidade”, disse Polis.
Também participaram do debate em que Anacleto foi painelista, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), Rui Valença, e o representante dos movimentos sociais, Rafael Motter.