https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8611/escola-jaguaret-pode-entrar-na-agenda-dos-deputados
16/06/2014
Escola Jaguaretê pode entrar na agenda dos deputados
Tortelli quer trazer Comissão Parlamentar para conhecer educação integral no campo
A primeira escola do Rio Grande do Sul a ter educação no campo em tempo integral pode ter uma audiência pública com a Comissão Parlamentar da Educação da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Altemir Tortelli pretende trazer os parlamentares para Erechim, para conhecer a Escola Municipal Jaguaretê. “Escolas como essa têm que se multiplicar em todo o estado”, justifica o deputado. De acordo com Tortelli, a proposta é de trazer a comissão até o mês de julho.
O parlamentar entende que escolas no campo com educação integral podem ser uma importante ferramenta para no futuro reverter o processo de êxodo rural. Ele aponta que hoje 70% dos alimentos que vão à mesa da população são de origem da agricultura familiar.
“Com a educação em tempo integral, com disciplinas que ensinam a inovar e a buscar alternativas para a vida no campo, os estudantes poderão perceber que seguir nas propriedades familiares pode ser vantajoso e que há perspectiva de crescimento no campo. Hoje muitos vão embora devido aos atrativos das cidades, o que no futuro pode trazer um grande prejuízo à população, com a falta de quem produza alimentos”, argumenta Tortelli.
A Escola Jaguaretê oferece, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, atividades diferenciadas no turno inverso ao ensino tradicional. Por ser no campo, diferente das escolas que têm o programa na cidade, a Jaguaretê tem disciplinas voltadas às práticas rurais, como agroecologia e conhecimentos científicos que envolvem a área. Os estudantes também praticam natação, participam de oficinas culturais, tem aulas de música, dança, informática, entre outras.
A diretora de educação integral, da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Wrublewski, destaca a implantação no campo. “Com a educação integral no campo há mudança de conceitos no meio rural. A Secretaria de Educação implantou o programa após reuniões com as famílias e hoje, segundo pesquisas feitas com as 70 famílias do Jaguaretê, temos aprovação de mais de 90%.”
Segundo Tortelli, para que os parlamentares conheçam a experiência, falta ainda agendar a data e confirmar o distrito de Jaguaretê como local. “A preferência é de que a audiência ocorra na comunidade, porque é mais fácil levar as pessoas até o local aonde a experiência ocorre do que levar a experiência até a capital”, declarou.