https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8629/balada-segura-completa-dois-anos-em-erechim
20/06/2014
Balada Segura completa dois anos em Erechim
Operação conjunta já abordou mais de 4,4 mil veículos em 51 operações
A noite de quarta-feira (18) foi marcada por mais uma Operação Balada Segura, desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante.
De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, polícias rodoviárias Estadual e Federal, serviços credenciados no Detran/RS e ATS Vida Urgente em 4 de julho de 2012.
“Vamos completar dois anos de atividade em Erechim e consideramos que atingimos resultado positivo nesse período”, pontua o secretário de Segurança Rafael Testa, lembrando que o objetivo da Balada, além de coibir a embriaguez ao volante, é trabalhar a questão da conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro.
Dois anos de educação para um trânsito mais seguro
No próximo dia 4 de julho a Balada Segura completa dois anos de atuação em Erechim. De acordo com o Detran/RS mais de 4,4 mil veículos foram abordados em 51 blitzes desde o início da operação em 2012 (números até março de 2014). “Nesse período somente cerca de 4% dos condutores abordados foram autuados pela recusa ao teste ou por resultado positivo pela ingestão de álcool. Segundo as estatísticas do Detran mais de 97% dos motoristas realizaram o teste com o etilômetro em Erechim durante as abordagens da Balada Segura”, destaca Testa.
Os números também registram 381 veículos autuados por infrações diversas, 49 veículos recolhidos, 211 CNHs recolhidas e 3 CRLVs recolhidos. Ainda, 100 condutores autuados pela recusa ao teste e 90 por apresentarem resultado positivo para ingestão de álcool.
Iniciada com operações apenas em Porto Alegre, atualmente a rede Balada Segura atinge mais de 4 milhões de gaúchos e está presente em quase 40% do Rio Grande do Sul. A proporção de acidentes durante as noites e madrugadas na Capital caiu em função da mudança de comportamento provocada pelas blitzes - houve redução de 37% dos acidentes com vítimas fatais nos três anos de Balada Segura. Também a proporção de mortes que acontecem no RS foi reduzida em 9%. Nas vias municipais do RS houve redução de 13% e nas vias municipais de Porto Alegre a redução foi de aproximadamente 12%.
Números da última operação
Na quarta-feira (18) a Balada Segura, realizada na avenida José Oscar Salazar, abordou 90 veículos, onde um condutor foi autuado por apresentar resultado positivo para ingestão de álcool mediante teste com o etilômetro e dois condutores autuados pela recusa ao teste. Ainda, foram confeccionadas 14 infrações diversas e cinco veículos foram recolhidos por estarem com o licenciamento vencido, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.