Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito reforça comprometimento de Erechim e região para vinda de curso de Medicina
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8645/prefeito-refora-comprometimento-de-erechim-e-regio-para-vinda-de-curso-de-medicina

26/06/2014

Prefeito reforça comprometimento de Erechim e região para vinda de curso de Medicina

Prefeito reforça comprometimento de Erechim e região para vinda de curso de Medicina

Município está entre 49 cidades pré-selecionadas em todo o Brasil para receber o curso

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, entregou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, ofício reforçando que Erechim não medirá esforços, com o apoio de toda a região Alto Uruguai, para a instalação do Curso de Medicina na Capital da Amizade. Em audiência realizada em Brasília no fim da tarde desta quarta-feira (25), Polis, que esteve acompanhado pelo deputado Marco Maia, agradeceu pela pré-seleção do município para a vinda do curso, e confirmou o compromisso de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para confirmar a conquista. O anúncio oficial do governo federal deve sair no mês de julho.

No total, 49 cidades foram pré-selecionadas em todo o Brasil, sendo apenas 4 no Rio Grande do Sul. Para embasar a seleção das cidades, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estiveram nos municípios para analisar as estruturas de saúde pública, como hospitais e postos de saúde.  Os avaliadores estiveram em Erechim no mês de abril, passando pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha, pela secretaria de Saúde e por UBSs de bairros erechinenses.

Além de esforços próprios visando fortalecer a rede de atendimento em saúde municipal, como a ampliação da capacidade de atendimento do Santa Terezinha e a construção de novas UBSs (três foram inauguradas em 2013, e quatro estão com projeto em andamento), Erechim buscou na região Alto Uruguai apoio para se fortalecer. Polis explica que entre as diretrizes do MEC, há a exigência mínima de 250 leitos hospitalares que atendam o Sistema Único de Saúde (SUS) – o que foi alcançado graças à aproximação com os municípios de Getúlio Vargas e Nonoai, que assinaram convênio firmando parceria com Erechim para a conquista do curso.

Segundo o prefeito Polis, o nível de maturidade regional alcançado pelas lideranças do Alto Uruguai é um indicativo claro de que todos estão trabalhando pelo fortalecimento das relações e o desenvolvimento das cidades, pensando, acima de tudo, no bem da população. ‘O curso de Medicina será um divisor de águas não só para Erechim como para a região, formando mais médicos, que atenderão essencialmente a saúde pública, e trazendo novos investimentos para nossas cidades”, define o prefeito de Erechim.