Prefeitura Municipal de Erechim - Município criará site para combater as diferentes formas de violência

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8668/municpio-criar-site-para-combater-as-diferentes-formas-de-violncia

02/07/2014

Município criará site para combater as diferentes formas de violência

Município criará site para combater as diferentes formas de violência

Projeto é uma parceria entre Prefeitura de Erechim, URI e Astrus Web

 

            Informatizar todo o fluxo de dados a respeito da violência sexual, violência doméstica e outras formas de violência, permitindo a comunicação entre todos os órgãos que são a porta de entrada de denúncias a esse respeito, bem como possibilitar que a pessoa violentada possa fazer sua denúncia sigilosa é o que propõe o projeto que será desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, URI-Campus de Erechim e a empresa Astrus Web.

            Na manhã de quarta-feira (2) representantes das três entidades, com a presença da vice-prefeita Ana Oliveira, e dos secretários Salus Loch (Comunicação) e Dolores Golin (Cidadania), estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura para dar início a uma série de ações que deverão ser colocadas em prática para que o portal entre em funcionamento.

            A ideia é criar um software para agregar e facilitar o trabalho dos órgãos que atuam diretamente com os diferentes tipos de violência e que são a porta de entrada para o denunciante relatar a agressão sofrida. Além de servir como um local de cadastramento para estes órgãos, que compartilharão das mesmas informações, será possível formar um histórico da violência no município, divulgar ações, buscar dados atualizados, enfim, ser um canal de aproximação com a comunidade, já que ela poderá ali, fazer a sua denúncia – em caráter sigiloso, seguro e rápido.

            O projeto, conforme Carla Castanho, professora de Ciências da Computação da URI-Campus de Erechim e colaboradora da Astrus Web, é uma proposta inovadora pois permitirá ao município ser pioneiro ao possuir uma estrutura informatizada interligando todo o fluxo da violência.

            Para a vice-prefeita, Ana Oliveira, o projeto chega como um troféu para todo o trabalho que vem sendo executado nesta área. “Recebemos de braços abertos este projeto, pois quem tem a ganhar com ele é a nossa comunidade”, disse ao relembrar que um dos seus objetivos como gestora era sensibilizar a comunidade sobre a violência e isso se deu através da criação da Coordenadoria da Mulher, onde projetos vem sendo desenvolvidos desde 2009 apoiados pelo Governo Federal, bem como com a criação da rede de proteção à mulher.

            Conforme a secretária de Cidadania, Dolores Golin, “o software se somará ao trabalho do governo e dará suporte para concretização da rede de proteção à mulher, uma vez que a sociedade ainda não tem o comprometimento de se envolver com o que a cerca”.

             O próximo passo para a concretização do portal é explanar o projeto para os parceiros que compõe a rede de proteção à mulher, cadastrados em 2010. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria da Mulher também participaram da reunião.