https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8678/prefeitura-e-entidades-debatem-estudo-sobre-estacionamento-rotativo
03/07/2014
Prefeitura e entidades debatem estudo sobre estacionamento rotativo
Proposta de parquímetro foi aprovada pelas entidades do município
Atendendo solicitação das entidades locais e regionais para debater sobre o estacionamento rotativo, o Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, esteve reunido com representantes da CDL, Sindilojas, Sindicato dos Comerciários, ACCIE, OAB, Associação dos Contadores de Erechim, Sindivest, ADAU, Rede Metal Mecânica e Observatório Social de Erechim. A reunião foi realizada na sede da CDL, na noite dessa quarta-feira (2).
Além dos representantes das entidades, estiveram presentes o secretário de Segurança, Rafael Testa e o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella. “Esta reunião proposta pelas entidades laborais e patronais demonstra que a sociedade de Erechim tem consciência do seu papel na gestão pública do município”, pontua o secretário de Segurança.
“A Prefeitura tem como marca de governo o diálogo com a sociedade, bem como a gestão integrada entre as secretarias que compõem a administração de Erechim. Acreditamos que somente através de parcerias e da construção de projetos e ações em conjunto, conseguiremos fazer com que a nossa cidade avance cada vez mais no seu desenvolvimento”, declara Testa.
Segundo o secretário de Coordenação e Planejamento, para a administração pública, a construção de propostas com aprovação da comunidade é o que norteia os princípios da gestão do Governo de Erechim. “É de extrema importância a participação da população em todas as esferas da gestão pública, em especial, o tema em questão – estacionamento rotativo – que é de interesse de todos”, ressalta Anacleto.
Estudo de referência para processo licitatório
Na segunda quinzena de junho, a Prefeitura recebeu o estudo técnico que embasará o edital de licitação para o novo serviço de estacionamento rotativo da cidade. O documento apresenta dados técnicos que estarão previstos na licitação para contratação da nova prestadora de serviço, como o número de vagas a serem oferecidas no centro da cidade e sua distribuição.
“Estamos levando este estudo para conhecimento de todos os interessados em colaborar para o processo do novo estacionamento rotativo em Erechim. A empresa que realizou este estudo técnico - também contratada através de licitação - realizou levantamento das necessidades e da demanda do município para a criação dos termos que embasarão a nova licitação para a efetiva contratação do novo serviço de estacionamento.
A proposta, aprovada pelos diretores e representantes das entidades, é ampliar o número de vagas - das atuais 2.525 (1.982 para carros e 543 para motos) para 5.863 mil vagas de estacionamento rotativo (4.924 para carros e 939 para motos). Será alterado, ainda, o funcionamento do sistema - que passará a se dar via parquímetro eletrônico, abrindo diversas possibilidades, garantindo um novo modelo mais justo, moderno e eficiente.
“A partir de agora serão realizadas as alterações legais por parte da Administração Pública para dar encaminhamento ao processo licitatório”, finaliza o secretário de Segurança.