Prefeitura Municipal de Erechim - Agricultura alerta para qualidade da água após chuvas
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8696/agricultura-alerta-para-qualidade-da-gua-aps-chuvas

08/07/2014

Agricultura alerta para qualidade da água após chuvas

Agricultura alerta para qualidade da água após chuvas

 

Equipe da prefeitura faz tratamento em poços artesianos do interior e pede para que população ligue se notar problemas

 

 

 

 

 

A prefeitura de Erechim alerta para que os moradores do interior do município prestem atenção na qualidade da água e entrem em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, caso notem algum problema de cheiro, de sabor ou de coloração. Devido às chuvas das últimas semanas, que causaram diversos alagamentos, muitos poços podem ter sofrido infiltrações e canalizações podem ter se rompido. Ao perceber qualquer alteração, o telefone de contato da secretaria é 3522-9723.

 

 

 

A química da secretaria Denise Reggio afirma que o cidadão deve prestar atenção principalmente na coloração, se estiver amarelada, na presença de mau cheiro e também no sabor, se estiver alterado. A química orienta que antes de consumir, as pessoas utilizem filtros ou fervam a água.

 

 

 

A maioria dos poços com problemas apresentam terra misturada com a água. Contaminação por bactérias não é comum encontrarmos. Mas tudo depende de cada situação. Se o morador notar alteração, basta ligar que nossa equipe da secretaria vai ao local, avalia o problema e, se necessário, faz o tratamento da água”, afirmou.

 

 

 

Denise aponta que a cor amarelada é a que indica alteração na água. “Muitas pessoas nos ligam relatando que a água está com coloração branca quando sai da torneira, associando à presença de cloro. Mas a cor branca tem a ver com a pressão da água e não com sua composição química”, explicou.

 

 

 

Além do tratamento da água, a equipe da secretaria também tem concentrado esforços no conserto de bombas d'água dos poços, que queimaram devido à queda de raios.Por estarem em contato com a água, a presença de para-raios não é suficiente para evitar a queima. Até mesmo aterramentos não são simples de fazer e podem não evitar o problema. Assim como para o tratamento de água, também prestamos assistência em caso de problemas nas bombas no interior”, disse Denise.