https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8710/campanha-para-recolhimento-de-eletrnicos-contabiliza-mais-de-30-toneladas
11/07/2014
Campanha para recolhimento de eletrônicos contabiliza mais de 30 toneladas
Ação, promovida pela Prefeitura de Erechim, integrou a Semana Municipal do Meio Ambiente. Desde o início, a campanha, que está na 6ª edição, já recolheu mais de 150 toneladas de lixo eletrônico
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa Recicla Eletrônicos, de Curitiba, realizou mais uma edição da campanha para recolhimento de eletrônicos, promovida semestralmente no município. A campanha – que está na sua 6ª edição – integrou as ações da Semana de Meio Ambiente, realizada em junho deste ano.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi, a campanha possibilita o descarte de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco. “A ação visa recolher equipamentos que estejam em desuso no município, contemplando, além de equipamentos de informática, também eletrodomésticos, televisores, rádios, celulares e demais eletroeletrônicos acumulados nas residências da cidade”, explica o secretário.
A Secretaria de Meio Ambiente promove duas companhas de descarte de eletroeletrônicos por ano. Uma delas logo após o Natal, sendo realizada no mês de janeiro e outra durante a Semana de Meio Ambiente, em junho. Desde o início da campanha em 2009 – foram mais de 150 toneladas de lixo eletrônico que tiveram a destinação correta.
Mais de 30 toneladas arrecadadas
Na tarde de quinta-feira (10), a diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ariane Corrêa, acompanhou o trabalho de carregamento do material arrecadado que é realizado pela empresa parceira. “Nesta edição da campanha foram mais de 30 toneladas de material eletroeletrônicos arrecadados, que terão a destinação correta e irão para reciclagem, onde todos os componentes são reaproveitados”, frisa Ariane, lembrando que a destinação se dá conforme o tipo de material.
“Já estamos na 6ª edição da campanha e percebemos que ainda existem muitos materiais considerados lixo eletrônico na residência das pessoas e que precisam ter a destinação correta”, pontua a diretora de Educação Ambiental, pedindo que quem não entregou os equipamentos eletroeletrônicos nesta campanha, que espere até janeiro de 2014 para descartar o seu material.
“A consciência ambiental deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Vivemos em tempos onde não há mais espaço para o descarte inadequado de qualquer tipo de lixo. A destinação correta é fundamental para que possamos preservar – cada vez mais – o meio ambiente”, conclui Ariane.