Prefeitura Municipal de Erechim - Irmã Consolata começa a receber calçada acessível

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8716/irm-consolata-comea-a-receber-calada-acessvel

11/07/2014

Irmã Consolata começa a receber calçada acessível

Irmã Consolata começa a receber calçada acessível
Irmã Consolata começa a receber calçada acessível

 

Escola campeã nacional em educação inclusiva passa por reformas de ampliação

 

 

 

 

 

 

 

As obras de ampliação e melhorias da Escola Municipal Irmã Consolata, que ocorrem desde abril deste ano, no Aldo Arioli, não vão ficar apenas na parte interna. Na manhã desta sexta-feira (11), foi construída a primeira etapa do passeio público, que além das rampas de acesso para cadeirantes, também conta com piso tátil, para orientação de deficientes visuais. A obra está sendo realizada toda dentro das normas municipais, as mesmas exigidas da população.

 

 

 

O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, ressalta que o calçamento segue a proposta da prefeitura, de cobrar do cidadão para que ele tenha um passeio acessível em seu imóvel e, ao mesmo tempo, de dar o exemplo construindo os seus passeios, que são obrigação do Poder Público. Na manhã desta sexta, Jorge foi à obra acompanhado do secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, e juntos conferiram as medições do calçamento.

 

 

 

“Está tudo dentro das normas, o tamanho da calçada, a largura do piso tátil e a sua distância do meio fio, a inclinação, tudo está correto. O passeio está sendo construído com ladrilho hidráulico, antiderrapante. Além disso, também foi colocada uma proteção para os pedestres, que foi pedido tanto pela comunidade, através do Orçamento Participativo (OP), quanto pelos vereadores em indicações na Câmara”, afirmou Jorge.

 

 

 

A calçada está sendo executada com verba da prefeitura. Após o término, o secretário de Obras adianta que as ruas do entorno da escola vão ganhar asfaltamento.

 

 

 

A obra de ampliação utiliza verba do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão é de que tudo esteja pronto até o final do mês de agosto. O investimento na obra de ampliação é de cerca de meio milhão.

 

 

 

Campeã nacional em experiência de educação inclusiva e modelo para o restante do Brasil, a escola vai ser mais acessível, com uma nova rampa que irá atender os requisitos necessários para garantir a locomoção de estudantes com qualquer tipo de deficiência, sejam motoras, visuais, de paralisia parcial, ou de qualquer outra natureza. Além disso, a sala de atendimento da direção, a secretaria e a guarita terão seu espaço aumentado.

 

 

 

“Aqui em Erechim colocamos a educação como prioridade, com investimentos que envolvem infraestrutura, condições de trabalho, qualificação e valorização profissional, melhorias na alimentação, novos materiais, entre tantos outros. A obra de ampliação e o novo passeio, são mais exemplos de melhoria, na escola que tem destaque por ser inclusiva e que agora terá plena acessibilidade”, declarou Oldra.

 

 

 

No final de 2013, a Irmã Consolata foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) como a escola com a melhor experiência em educação inclusiva do Brasil. O prêmio foi concedido devido ao trabalho de suporte e inclusão de crianças com deficiência no ensino normal.