Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito e secretário de Meio Ambiente acompanham triagem no Aterro Sanitário

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8724/prefeito-e-secretrio-de-meio-ambiente-acompanham-triagem-no-aterro-sanitrio

15/07/2014

Prefeito e secretário de Meio Ambiente acompanham triagem no Aterro Sanitário

Prefeito e secretário de Meio Ambiente acompanham triagem no Aterro Sanitário
Prefeito e secretário de Meio Ambiente acompanham triagem no Aterro Sanitário

Trabalho realizado através de convênio com associação aponta que são retirados cerca de 15% de material reciclável acondicionado junto ao lixo orgânico em Erechim

Na tarde de segunda-feira (14), o prefeito Paulo Polis, o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi e a diretora de Educação Ambiental, Ariane Corrêa, acompanharam a triagem de lixo orgânico realizada no Aterro Sanitário de Erechim. O trabalho de triagem é realizado pela Associação Recicla Erechim, que – a partir de convênio firmado com a Prefeitura – transforma o material em geração de renda para suas famílias. Com esse convênio, a Prefeitura custeia o transporte do material, alimentação e equipamentos de proteção individual (EPI) aos associados.

Mais de 70 toneladas de lixo orgânico são recolhidas por dia em Erechim
Segundo o secretário Mário Rossi, os caminhões com o lixo orgânico descarregam os materiais recolhidos na esteira - equipada com regulagem de velocidade - para ser separado e, em seguida, cair em outro caminhão que depositará somente lixo orgânico nas células do aterro.
“Hoje recolhemos aproximadamente 70 toneladas de lixo orgânico por dia em Erechim. Infelizmente algumas pessoas ainda não adquiriram o hábito de separar lixo seco do orgânico, o que resulta em cerca de 15% de material reciclável junto ao material orgânico”, explica Mário.
“O trabalho da associação consiste em abrir todas as embalagens com lixo na esteira e retirar aquilo que pode ser reciclado”, pontua o secretário, destacando que, com essa separação adequada realizada pela associação é possível garantir maior vida útil às células do Aterro Sanitário.

Trabalho garante sustentabilidade para o meio ambiente
Para o prefeito Polis é imprescindível salientar que essa parceria com a associação garante sustentabilidade ao meio ambiente. “Já avançamos muito em relação às questões relacionadas a separação de lixo, meio ambiente e benefícios que o material reciclável traz, tanto em retorno para a sociedade como em geração de renda para as associações. Porém ainda existem pessoas que não têm consciência da importância que um pequeno gesto – como separar o lixo –  pode trazer em benefícios futuros”, declara o prefeito.
De acordo com o prefeito a triagem do material antes que o lixo orgânico seja depositado nas células do Aterro Sanitário vem ao encontro da necessidade de preservação ambiental. “É nosso dever não deixar que sejam depositados materiais que não forem orgânicos para decomposição nas células do Aterro e também não podemos permitir que seja desperdiçado material que pode ser reciclado. Os resultados desse trabalho são ganhos inestimáveis ao meio ambiente e geração de renda para a associação”, frisa Polis.