https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8745/formandos-do-proerd-vo-receber-18-mil-uniformes
18/07/2014
Formandos do Proerd vão receber 1,8 mil uniformes
Camisetas adquiridas pela Secretaria de Educação são repassadas à Brigada Militar
Estudantes da Rede Estadual e do Sistema Municipal de Ensino vão receber 1,8 mil uniformes para utilizar na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). As camisetas, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação, foram entregues nesta sexta-feira (18) à Brigada Militar de Erechim. A formatura está marcada para o dia 6 de agosto, às 14 horas, no CTG Galpão Campeiro.
Participam do programa estudantes dos quintos e sétimos anos, que recebem aulas durante três meses. De acordo com a Instrutora do Proerd, a soldado Aline Zampieri, com o programa os estudantes aprendem a resistir ao uso de drogas e também a lidar em situações de pressão e de violência.
“Os estudantes aprendem a fazer escolhas seguras e responsáveis. Há 11 anos o programa é desenvolvido em Erechim. Nos seis anos em que atuo com o Proerd é visível o resultado. É mais harmoniosa a convivência dos jovens com a polícia e há queda significativa no uso de drogas. Houve tempo em que, em alguns bairros, era comum adolescentes entre 14 e 16 anos consumindo e vendendo drogas em pontos de ônibus. Hoje a situação é diferente, é raro de ver”, contou.
Os estudantes que participam do Proerd no quinto ano voltam a passar pelo programa no sétimo ano, com currículo diferenciado. De acordo com o tenente Carlos Carlesso, que presta apoio à coordenação do Proerd, os cidadãos percebem os resultados e são apoiadores.
“As comunidades estão cada vez mais abertas ao Proerd. As pessoas hoje procuram colocar seus filhos em escolas que têm o programa e aqui em Erechim nós temos nas municipais, estaduais e também particulares. Nos quintos anos atendemos 100% dos estudantes de Erechim. Os pais chegam e pedem – 'tem Proerd?' – e cobram que tenha”, disse.
O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, justificou o investimento no material para a formatura, que foi de R$ 11,3 mil. “É muito importante que os estudantes passem por programas como o Proerd. A Brigada faz um trabalho de prevenção, que evita que crianças e jovens entrem para o mundo das drogas e causem mal para tanto para sua vida quanto para sua família. Por isso damos todo apoio para a iniciativa”, apontou.
Além de Oldra, Carlesso e Aline, também participaram do repasse do material a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, e a coordenadora do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação, Alessandra Baggio.