Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto da UFFS homenageia avôs na Ruther

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8746/projeto-da-uffs-homenageia-avs-na-ruther

18/07/2014

Projeto da UFFS homenageia avôs na Ruther

 

Escola infantil recebe trabalho de universitários, que contam histórias e encenam peça

 

 

 

 

 

Estudantes dos cursos de Agronomia e de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizam uma tarde de homenagem aos avôs de crianças da Escola Ruther Von Mühlen, no bairro Espírito Santo. Nesta sexta-feira (18), os universitários contaram histórias e apresentaram peça teatral. O trabalho faz parte do projeto “A arte de contar e ouvir histórias na contemporaneidade”.

 

 

 

De acordo com o professor do curso de Agronomia Iloir Gaio, que é coordenador do projeto, a proposta de realizar o trabalho partiu dos estudantes da UFFS. “Foi aberto o edital para trabalho na área cultural e a universidade apoiou a proposta dos alunos. Além da Ruther, também atuamos no Lar dos Velhinhos, no Lar das Crianças e na Obra Santa Marta, sempre com histórias e peças de teatro”, contou.

 

 

 

Na Ruther, os avôs foram homenageados devido à comemoração do Dia do Avô, que ocorre em 26 de julho. Como no período a escola estará em recesso, devido às férias de julho, a direção combinou com os estudantes da UFFS a antecipação da homenagem.

 

 

 

“Nós já temos trabalhos de envolvimento com contos, teatro e outras atividades lúdicas e pedagógicas. Mas agora contamos com a participação dos estudantes da UFFS, que vieram para somar. Eles queriam realizar aqui na escola essa experiência e então sugerimos a homenagem aos avôs. Fiquei feliz que deu certo”, disse a diretora da Ruther, Geovana Alves. Na Ruther, o projeto é desenvolvido com 250 estudantes, de 1 a 5 anos.

 

 

 

O professor da UFFS conta que sente grande satisfação por parte de quem é envolvido no projeto. “É uma satisfação tanto para nós, que enfrentamos o desafio de realizar um trabalho pedagógico, em uma área tão diferente da nossa, e para as pessoas que se dizem felizes ao serem integradas. Nós somos muito acolhidos e por isso estamos motivados em dar continuidade”, afirmou.

 

 

 

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, aprovou a aproximação das famílias à escola. “Quanto mais unirmos família e escola, melhor é para a educação. A participação de um avô na vida de um neto é de grande importância, eu lembro como foram significativos meus avôs para a minha. É muito bom ver a presença na escola, não só para receber a homenagem, mas também para conhecer o lugar em que seu neto estuda”, declarou.

 

 

 

Além de Oldra, por parte da Secretaria de Educação também acompanharam o trabalho a coordenadora da Divisão do Programa de Educação em Tempo Integral (PROETI), Carina Zanchett, e a coordenadora da Educação Infantil, Renata Fiorentin.