Prefeitura Municipal de Erechim - Comitê Municipal da Balada Segura é oficializado em Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8772/comit-municipal-da-balada-segura--oficializado-em-erechim

25/07/2014

Comitê Municipal da Balada Segura é oficializado em Erechim

Política permanente para um trânsito mais seguro e ações educativas paralelas à blitz - desenvolvidas de forma integrada - fazem parte das ações propostas

A partir dessa sexta-feira (25), o município de Erechim passa a contar com um comitê responsável por planejar e desenvolver ações paralelas às blitze de fiscalização da Balada Segura. O ato de assinatura do decreto municipal de criação do Comitê Municipal da Balada Segura aconteceu às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura com a presença da prefeita em exercício, Ana Oliveira, do diretor institucional do Detran/RS, Adelto Rohr, do coordenador regional da Balada Segura, Alexandre Ionda e do secretário de Segurança, Rafael Testa.
Ainda, estiveram presentes autoridades representantes das entidades que farão parte do comitê, entre elas ACCIE, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, RBS TV Erechim, polícias rodoviárias Federal e Estadual, URI Campus Erechim, Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Diretoria de Trânsito, Associação Tiago de Souza – Vida Urgente, Sindicato dos Taxistas, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Associação Erechinense dos Transportadores Escolares, Conselho Municipal de Saúde, DAER, Centro de Formação de Condutores Salgado Filho, JAT e Sinal Verde, além das secretarias de Segurança, Cultura, Esporte e Turismo, Educação, Coordenação e Planejamento, Comunicação Social, Obras e Cidadania.

Políticas públicas para o trânsito
O Comitê Municipal da Balada Segura tem como objetivo principal desenvolver ações de mobilização comunitária, comunicação social e educação para o trânsito, por meio de planejamento, coordenação e promoção da articulação de esforços da sociedade civil, Governo Municipal e Governo Estadual para promoção da Balada Segura, com foco no comportamento seguro e em especial no combate à alcoolemia no trânsito. A mobilização da comunidade é considerada pelo Detran/RS fundamental para o sucesso das políticas públicas de trânsito, como a Balada Segura. Os comitês estão sendo montados em todos os municípios que compõem a rede da Balada Segura no Estado.
“O trânsito tem nos desafiado muito e, por isso, precisamos estar todos juntos. Através dessa união, que está sendo oficializada nesta tarde, a sociedade de Erechim é quem ganha por poder contar com todas as entidades que fazem parte do Comitê para proporcionar e motivar ações que levem a um trânsito mais seguro, responsável, com menos acidentes e com o comprometimento de todas as pessoas”, destaca a prefeita em exercício, Ana Oliveira.

Dois anos de educação para um trânsito mais seguro
Neste mês a Balada Segura completou dois anos de atuação em Erechim. De acordo com o Detran/RS mais de 4,5 mil veículos foram abordados em 52 blitzes desde o início da operação.
De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada pelo Detran/RS e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, polícias rodoviárias Estadual e Federal, serviços credenciados no Detran/RS e ATS Vida Urgente em 4 de julho de 2012.
Segundo o secretário de Segurança, Rafael Testa a Balada Segura foi desenvolvida com objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, coibir a embriaguez ao volante e educar as pessoas para que atuem no trânsito de forma consciente. “Esse é o caminho - optar pela educação ao invés de focar apenas na punição para reduzir o número de motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas. O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas. O projeto da Balada Segura está sendo praticado para mudar o comportamento das pessoas”, pontua Testa.
Iniciada com operações apenas em Porto Alegre, atualmente a rede Balada Segura alcança mais de 4 milhões de gaúchos e está presente em 24 municípios do Rio Grande do Sul.
Para o diretor institucional do Detran/RS, a constituição do Comitê é um elemento fundamental para reforçar a Balada Segura. “O Comitê pode pensar questões para além da Balada Segura, já que o problema do trânsito não pode ser tratado isoladamente, mas pensado em conjunto. Hoje, temos 24 cidades com a Balada Segura e nos encaminhamos para ter o mesmo número de comitês locais. Ao criar a ideia dos comitês municipais da Balada Segura, o Detran/RS queria, além de envolver a comunidade, desenvolver uma política que pensasse os problemas específicos de cada município”, frisa Adelto, destacando que a Balada Segura se traduz no nascimento de uma lei, de uma ação, de uma nova consciência e de inúmeros sorrisos pelas vidas poupadas no trânsito.

Números da Balada Segura em Erechim
Números de blitzes – 52
Veículos abordados – 4.535
Veículos autuados – 390
Veículos recolhidos – 49
CNHs recolhidas – 217
CRLVs recolhidos – 3
Testes de etilômetro – 4.431
Autuados por recusa ao teste – 104
Autuados por resultado positivo – 63
Autuados por crime de trânsito – 28