https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8802/programa-saber-viver-certifica-mais-de-850-alunos-somente-no-primeiro-semestre-de-2014
05/08/2014
Programa Saber Viver certifica mais de 850 alunos somente no primeiro semestre de 2014
Fanpage no Facebook – criada neste ano – busca ampliar o diálogo com os jovens e adolescentes
Desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, o Programa Saber Viver – A Vida não Permite Ensaios, foi criado de forma pioneira pelo Gabinete da Primeira Dama do Município, em 2010. O Saber Viver tem como objetivo promover ações integradas a saúde de adolescentes e jovens das escolas municipais e estaduais de Erechim, visando a motivação no uso dos métodos contraceptivos, a prevenção e a redução no índice de gravidez na adolescência, o programa é desenvolvido com três eixos centrais: projeto de vida, crescimento e desenvolvimento, saúde sexual e saúde reprodutiva.
Somente no primeiro semestre de 2014, foram certificados 854 alunos de escolas municipais e estaduais de Erechim. Para o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., o Saber Viver reconhece o adolescente e o jovem como o protagonista de sua história, onde a escolha do caminho pode fazer toda a diferença na prevenção da gravidez na adolescência, de doenças sexualmente transmissíveis, das drogas e do álcool. “É um espaço para que adolescentes e jovens possam participar efetivamente, perguntando, questionando, tirando todas as suas dúvidas sem ser pressionado moralmente”, destaca o secretário.
Com a proposta de estimular o debate e sanar dúvidas sobre importantes assuntos como sexualidade, gravidez na adolescência, desenvolvimento corporal e comportamento, o programa proporciona momentos de aprendizado e autoconhecimento que vão além do conteúdo programado pelos professores nas diversas disciplinas do currículo escolar.
“O programa é desenvolvido com a finalidade de estimular o jovem e o adolescente a sonhar, estabelecer metas e ações para a sua vida e com isso perceber, que esta fase não é o melhor momento para se ter um filho”, pontua Plínio, afirmando que programas como este beneficiam diretamente a população.
“Uma das principais metas da Administração Municipal é cuidar das pessoas, e para isso temos trabalhado intensamente na questão da educação e da conscientização, com programas que trabalham nas diversas faixas etárias do município. É desta forma que se constrói uma cidade cada vez melhor para se viver”, ressalta.
Saber Viver no Facebook
Neste ano, foi criada uma fanpage do programa na internet: www.facebook.com/programasaberviverdeerechim
“As redes sociais fazem parte do cotidiano dos jovens e, para isso, essa ferramenta visa ampliar o diálogo entre o poder público e o público alvo do projeto, vindo a contribuir diretamente para os resultados esperados pela equipe de trabalho”, finaliza o secretário de Saúde.
Escolas atendidas no primeiro semestre de 2014
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande:126 0Alunos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei:34 Alunos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas: 58 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Jaguaretê: 67 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Otelo Rosa: 63 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Luiz Badalotti: 104 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro II: 122 Alunos
Escola Estadual de Ensino Médio Erico Verissimo: 50 Alunos
Escola Estadual de Ensino fundamental Sete de Setembro: 22 Alunos
Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidnei Guerra: 66 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista: 49 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Lourdes Galeazzi: 80 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Pedro Salgado Filho:13 alunos