Prefeitura Municipal de Erechim - A cultura de Erechim em pauta Fórum municipal apresenta e discute demandas para o Plano Municipal de Cultura

">

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8821/a-cultura-de-erechim-em-pauta

11/08/2014

A cultura de Erechim em pauta

Fórum municipal apresenta e discute demandas para o Plano Municipal de Cultura

            A comunidade erechinense se reuniu na noite da última sexta-feira (8) para discutir os rumos da cultura local. Foi quando se realizou o II Fórum Municipal de Cultura numa promoção da prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo e Conselho Municipal de Cultura. Em pauta estiveram as demandas que serão incluídas no Plano Municipal de Cultura.

            O prefeito Paulo Polis participou da abertura do evento. Saudou as entidades que contribuíram para a cultura de Erechim em 96 anos de história. Agradeceu a participação das pessoas que atenderam ao chamado do poder público e se fizeram presentes nos 18 encontros que antecederam ao Fórum para falar sobre cultura. “Seremos os catalizadores das demandas que vocês nos pontuarem.  Nossa intenção é auxiliar não uma ou duas entidades, mas sim todas aquelas que estão engajadas em contribuir para que a nossa cultura se mantenha ativa”, observou Polis.

            No Fórum Municipal de Cultura foram avaliadas as demandas coletadas durante as reuniões realizadas em todas as regiões do município. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, as ações pontuadas farão parte do texto preliminar de elaboração do Plano Municipal de Cultura que estará disponível no site da prefeitura para votação. A comunidade ainda tem a chance de apontar - também através do site – outras demandas para o Plano.

            “Não tem nada mais triste para um artista do que não ter espaço para se manifestar culturalmente. Por isso chamamos a comunidade para nos ajudar na tarefa de elaborar o planejamento estratégico da cultura do nosso município”, destacou Rodrigo.

            A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cleonara Hermann, explicou a funcionalidade do Plano proposto. “É um plano de ação anual, ou seja, em quais projetos, atividades e entidades culturais os recursos serão investidos. É o documento que vai nortear a cultura de Erechim pelos próximos 10 anos, por isso é fundamental a contribuição de artistas, produtores, grupos e entidades culturais, estudantes das áreas afins, associações de bairros e comunidade em geral. O seu conteúdo mostrará como o erechinense pretende se manifestar culturalmente”.

            O II Fórum Municipal da Cultura foi realizado no auditório da URI, e contou também com a presença do vereador Fernando Barp e da psicóloga Adriana Secchi, que falou sobre a implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município. O evento foi aberto pelo Coral Municipal Juvenil de Erechim.

 

Feira Cultural

Centenas de pessoas prestigiaram a realização da Feira Cultural realizada no sábado (9) à tarde na Praça Jayme Lago. No local pode-se ver a reunião de diferentes manifestações culturais como roda de capoeira, exposições de artes, comércio de artesanato, grupo de escoteiros e apresentações culturais.

 

Plano de Cultura no site

A Secretaria de Cultura Esporte e Turismo realizou durante os meses de junho e julho uma série de reuniões em todas as regiões do município para colher sugestões, demandas e prioridades para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A comunidade ainda tem a chance de dar a sua sugestão através do site da prefeitura (www.pmerechim.rs.gov.br) preenchendo um formulário e enviando-o para a Secretaria de Cultura até o final do mês de setembro.

 

O que é o Plano Municipal de Cultura

 

O Plano Municipal de Cultura tem por finalidade o planejamento e a implantação de políticas públicas de cultura a médio e longo prazo atendendo as expectativas de segmentos representativos da cultura e das artes do município de Erechim. A elaboração e aprovação deste documento garante a transferência de verbas do governo federal para projetos previamente definidos, atividades e entidades culturais.