https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8926/erechim-entre-melhores-experincias-em-educao-integral-no-brasil
01/09/2014
Erechim entre melhores experiências em educação integral no Brasil
MEC vai dar destaque a 21 experiências brasileiras do Mais Educação. O município do Alto Uruguai está entre elas
O município de Erechim foi selecionado entre as melhores experiências de educação integral no Brasil, dentro do Programa Mais Educação. Em pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação (MEC), o município será um dos 21 do país e o único do Rio Grande do Sul a ter seu trabalho divulgado nacionalmente. Instrutoras, que vieram conhecer a educação integral de Erechim, acreditam que o exemplo pode servir de inspiração para todo o Brasil.
A pesquisa nacional do MEC tem o objetivo de descobrir os impactos do Mais Educação na educação integral. Através do Mais Educação, os estudantes recebem atividades no turno inverso ao ensino tradicional, que envolvem oficinas culturais, esportivas, música, danças, informática, iniciação científica, agroecologia, dentre outras.
Foram selecionados os municípios que aderiram ao programa entre 2008 e 2010 e seis universidades do país estão fazendo o levantamento. Nos três estados da região sul, os avaliadores são as professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Verônica Branco e Franciane Rios. Desde 2012 os municípios brasileiros estão sendo avaliados, com visitas de representantes do MEC e aplicação de questionários por parte do ministério.
Durante a última semana, as avaliadoras fizeram visitas às escolas e realizaram grupos de discussão com professores comunitários, diretores, monitores, estudantes e pais. De acordo com Verônica, o trabalho de Erechim se destaca em relação a outras cidades.
“Diferente da maioria das experiências, Erechim está localizado no interior e não em região metropolitana. Todas as escolas do Ensino Fundamental estão incluídas no programa. No Paraná, por exemplo, não existe experiência tão boa quanto a de Erechim. Na Escola Cristo Rei há praticamente uma cidade dentro e, além de ter a experiência em área urbana, Erechim também conta com o Mais Educação em uma escola rural, em Jaguaretê”, declarou.
A diretora de Educação Integral, da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Wrublewski, comenta a seleção de Erechim. “É muito bom ver que o esforço está dando certo e que o trabalho está sendo reconhecido. Desde 2010 nós realizamos o Mais Educação nas Escolas. Hoje sete contam com o programa, que atende mais de 1,5 mil alunos. É uma experiência que certamente modifica para melhor o futuro de nossos estudantes”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, aponta as mudanças que sente através do Mais Educação. “Nós temos relatos dos estudantes dizendo que gostam da escola, que encontram nela o que não têm em casa, que no ambiente escolar se sentem bem, são acolhidos, que têm vontade de estudar. É gratificante ver isso e nos mostra que apesar dos desafios que a Educação nos dá, vale muito a pena investir na educação integral, porque muda a vida das pessoas.”