https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8947/vestibular-de-medicina-em-erechim-deve-acontecer-j-em-2015
05/09/2014
Vestibular de medicina em Erechim deve acontecer já em 2015
Depois da confirmação do MEC, próximo passo será a escolha da instituição de ensino superior que será responsável pelo curso no município
Na manhã de sexta-feira (5), em coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, o prefeito Paulo Polis e a vice Ana Oliveira saudaram a vinda do curso de Medicina para o município. A notícia – que se torna um marco histórico para cidade e região – foi recebida pelo prefeito Polis na quinta-feira (4), em Brasília, durante solenidade com os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Henrique Paim.
A coletiva de imprensa, que teve a presença dos veículos de comunicação de Erechim, teve a mesa de autoridades composta, ainda, pelo secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.; secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella; coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento, Jackson Arpini; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, João Darci Resende; prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; prefeito de Nonoai, João Vianei Rubin; demais secretários de Governo, direção do Hospital Santa Terezinha de Erechim e demais hospitais parceiros, vereadores, lideranças da região e convidados.
De acordo com o prefeito Polis, ainda no mês de setembro o Ministério da Educação (MEC) pretende lançar o edital para definição da instituição de ensino superior que será a responsável pelo curso de Medicina em Erechim. nesta perspectiva, o vestibular de Medicina deverá acontecer no primeiro semestre de 2015. “A partir de agora esse é o próximo passo. A vinda do curso de Medicina se torna um divisor de águas na história da nossa cidade. Toda a nossa população é protagonista dessa conquista que é resultado de um esforço coletivo, que envolveu o Governo Federal, com o Programa Mais Médicos, a comunidade local, Governo Municipal e lideranças regionais, incluindo prefeitos e deputados”, destaca Polis.
Para a vice-prefeita Ana Oliveira, a cidade de Erechim vive um momento histórico. “A confirmação do curso de Medicina, tão esperada por todos nós, é uma grande conquista para a cidade. O curso de Medicina em Erechim torna-se um marco na nossa história. Com isso comprovamos, mais uma vez, que somos referência nacional em educação. Que esse curso seja bem-vindo em nossa cidade e que muitos jovens possam construir suas histórias e contribuir para o crescimento de Erechim e melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Ana.
Conquista história construída através da união de esforços
No final de 2013, o município já havia sido pré-selecionado para instalação de um curso de Medicina em instituição privada de ensino. No total, 49 cidades foram pré-selecionadas em todo o Brasil, sendo que 39 foram considerados aptas nesta primeira etapa, incluindo Erechim.
Para embasar a seleção das cidades, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estiveram nos municípios para analisar as estruturas de saúde pública, como hospitais e postos de saúde. Os avaliadores estiveram em Erechim no mês de abril deste ano, passando pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha, pela secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e por UBSs de bairros erechinenses.
Além de esforços próprios visando fortalecer a rede de atendimento em saúde municipal, como a ampliação da capacidade de atendimento do Hospital Santa Terezinha e a construção de novas UBSs (três foram inauguradas em 2013, e quatro estão com projeto em andamento), Erechim buscou na região Alto Uruguai apoio para se fortalecer.
Entre as diretrizes do MEC, havia a exigência mínima de 250 leitos hospitalares que atendam o Sistema Único de Saúde (SUS) – o que foi alcançado graças à aproximação com os municípios de Getúlio Vargas e Nonoai, que assinaram convênio firmando parceria com Erechim para a conquista do curso.
Segundo o prefeito de Nonoai, João Vianei Rubin, a saúde de Nonoai adotou Erechim para trazer seus pacientes devido a qualidade no atendimento à saúde da população. “É com muito orgulho e satisfação que estamos juntos nesse grande projeto. Vale ressaltar que a região tem muito a agradecer a força política do prefeito Polis. Sem dúvida que esse resultado tão esperado é reflexo do trabalho e esforço em conjunto, mas se não fosse o seu empenho e a sua dedicação, Polis, Erechim não estaria fazendo história no país. Erechim sediará um curso de Medicina em razão, principalmente da competência desse grande gestor público que é o prefeito Paulo Polis”, salientou João.
Para o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto a cidade de Erechim está preparada para receber o curso de Medicina. “O município tem a consistência necessária para sediar esse curso e não foi em vão que Erechim foi selecionada entre as mais de 200 cidades que se inscreveram para serem contempladas com a Medicina. Quem ganha com isso é a população de toda a região do Alto Uruguai que se fortalece a cada dia graças a ações de gestores que atuam pensando na qualidade de vida da sua população”, frisou o prefeito de Getúlio Vargas.
Ao final da coletiva o prefeito Polis passou a palavra para Ernesto Amaral, de 84 anos, que estava presente. “Moro há 63 anos em Erechim. Coloquei aqui uma empresa no início dos anos 60. E sempre esperei por este momento em que Erechim teria um curso de Medicina”, afirmou Ernesto agradecendo ao prefeito Polis.