Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Saúde na Escola é tema de debate em Seminário Municipal

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8976/programa-sade-na-escola--tema-de-debate-em-seminrio-municipal

11/09/2014

Programa Saúde na Escola é tema de debate em Seminário Municipal

O cronograma de um novo ciclo do PSE será executado de setembro de 2014 a setembro de 2015

Programa Saúde na Escola é tema de debate em Seminário Municipal

Na tarde de quarta-feira (10) a Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Saúde e Educação, em parceria com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e URI Campus Erechim realizou o 2º Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE).
O encontro, realizado na URI, contou com a presença do secretário de Educação, Alderi Oldra, da secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, do diretor da URI, Paulo Sponchiado, representando a 15ª CRE, Rute Zarvoski, profissionais da saúde, educação, demais convidados e imprensa.

Promoção à saúde e prevenção de doenças
O evento teve como objetivo promover a saúde, enfatizando a prevenção de doenças, articulando ações do setor da saúde e da educação, aproveitando o espaço escolar e seus recursos com o fortalecimento do enfrentamento das vulnerabilidades, incentivando a participação comunitária e contribuindo para a formação integral dos estudantes.
Para a secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, é de fundamental importância que o atendimento à saúde ultrapasse os muros dos hospitais e centros de saúde e envolva a participação de outros setores da sociedade.
“Nesse contexto, está a escola, que é aliada para o fortalecimento da atenção primária de saúde. A escola é formadora de opiniões de crianças, adolescentes e de suas famílias, sendo um dispositivo social a ser utilizado como cenário e ferramenta da educação em saúde, buscando formar cidadãos conscientes e responsáveis por suas escolhas e comportamentos. O elo saúde e educação é fundamental para alcançar grupos populacionais de crianças e adolescentes”, pontua.
De acordo com o secretário de Educação, Alderi Oldra, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, com vistas a prevenção de doenças que possam vir a comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede de ensino.
“O Programa Saúde na Escola é resultado do trabalho integrado das secretarias de Educação e Saúde, além da 15ª CRE e URI. É fundamental a continuidade das ações, através da união de esforços de todos os envolvidos. Com o PSE quem se beneficia diretamente são os nossos estudantes. A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde, sendo um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral”, ressalta.

Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo a articulação intersetorial entre saúde e educação, onde os profissionais da educação e saúde atuam com os alunos das escolas municipais e estaduais (da creche ao EJA), envolvendo vários temas como promoção da saúde - sexualidade, gravidez na adolescência, DST’s (Saber Viver) -, álcool e drogas, cultura da paz e direitos humanos, alimentação saudável e segurança alimentar.
Pelo PSE, foram realizadas ações de saúde (antropometria, verificação da situação vacinal, avaliação da acuidade visual, saúde pública e saúde bucal). Todos estes procedimentos ocorreram de agosto de 2013 a julho de 2014. O cronograma de um novo ciclo do PSE será executado de setembro de 2014 a setembro de 2015.