https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8988/comunidades-discutem-agroecologia
12/09/2014
Comunidades discutem agroecologia
Esta sexta-feira (12) foi dia de o interior sediar fórum sobre agricultura sustentável
Comunidades do interior de Erechim, Barão de Cotegipe e Três Arroios destinaram a sexta-feira (12) para discutir a produção agrícola com práticas sustentáveis. A ação fez parte do 3º Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai. A programação contou com o público de agricultores e estudantes e professores das áreas de ciências agrárias.
O secretário municipal de Agricultura de Erechim, Luis Parise, apontou a necessidade de se ter uma prática voltada para a produção ecológica. Ao participar do encontro em São Luiz Paca, ele apontou as mudanças que o atual modelo de produção causaram nas comunidades do interior.
“Hoje o Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos no mundo. É importante para o meio ambiente, para a nossa saúde e para o futuro do planeta, que a gente mude para práticas mais sustentáveis. Há 30 anos, quem é morador do interior lembra, todas as propriedades tinham um riacho. Hoje nós cavamos poços cada vez mais fundos para ter água. Daqui 40 anos, o que vamos fazer? Por isso, é importante produzir, mas temos que preservar”, alertou.
De Erechim, as comunidades de São Luiz Paca e de Jaguaretê, falaram sobre pó de rocha na agroecologia, produção de uva orgânica e de homeopatia vegetal e animal. Palestraram o biólogo Bernardo Knapik, a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Tarina Deboni, o técnico agrícola da Emater Claudio Lusa e o médico veterinário Alexandre Mendonça.
As comunidades Vaca Morta, de Três Arroios, e Linha Seis, de Barão de Cotegipe, abordaram sistemas agroflorestais, desafios e compromissos da agroecologia, minhocultura e certificação participativa.