https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8995/o-trnsito-s-muda-se-voc-mudar
15/09/2014
O trânsito só muda se você mudar
Balada Segura busca educar para um trânsito mais seguro. Operação realizada na noite da última sexta-feira abordou 91 veículos
Os dados sobre mortes no trânsito podem até ser divergentes, mas não deixam de mostrar o brutal número de acidentes de trânsito todos os anos. Estudos apontam que 75% dos acidentes são causados por falha humana. 60% dos feridos no trânsito ficam com lesões permanentes. A cada 22 minutos morre uma pessoa em acidente de trânsito. Nas cidades os acidentes mais graves envolvem motociclistas.
Balada Segura
A Operação Balada Segura foi desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa a operação - praticada há dois anos em Erechim - busca, além de coibir a embriaguez ao volante, trabalhar a questão da conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro. “Esse é o caminho - optar pela educação ao invés de focar apenas na punição. O objetivo não são as multas, mas sim a conscientização. O projeto da Balada Segura está sendo praticado para mudar o comportamento das pessoas”, pontua Testa.
Para o secretário é fundamental que todos os envolvidos no trânsito tenham consciência de que cada um tem que fazer a sua parte. “O trânsito só muda se você mudar. De nada adianta campanhas de conscientização se cada um não tomar atitudes seguras. O nosso principal objetivo é ajudar as pessoas a mudarem o seu comportamento para que tenham a vida como foco principal”, pontua o secretário.
“A educação é o caminho para um trânsito mais seguro. Ações educativas, como a Balada Segura, são fundamentais para essa mudança de comportamento onde quem ganha é a sociedade, com mais segurança e qualidade de vida”, declara Testa, enfatizando que o trabalho desenvolvido busca principalmente a humanização no trânsito.
Dados da última Balada
Na noite de sexta-feira (12) a Balada Segura, realizada na avenida Sete de Setembro, próximo à Praça Jayme Lago - das 22h às 24h - abordou 91 veículos, onde um condutor foi autuado pela recusa ao teste e dois por apresentarem resultado positivo para ingestão de álcool. Ainda, foram confeccionadas oito infrações diversas e um veículo foi recolhido por não estar devidamente licenciado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Participaram da Balada Segura quatro colaboradores da Diretoria de Trânsito, seis agentes da Diretoria de Trânsito e seis policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar. A Operação também contou com a parceria do DAER.
De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, polícias rodoviárias Estadual e Federal, serviços credenciados no Detran/RS e ATS Vida Urgente.