Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Bolsa Família de Erechim será tema de pesquisa

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9016/programa-bolsa-famlia-de-erechim-ser-tema-de-pesquisa

19/09/2014

Programa Bolsa Família de Erechim será tema de pesquisa

Programa Bolsa Família de Erechim será tema de pesquisa

Coleta de dados servirá de estudos para curso de Psicologia da URI e poderá gerar resultados para subsidiar ações da Secretaria Municipal de Cidadania

   A Secretaria Municipal de Cidadania conheceu na última semana o projeto de pesquisa “O Programa Bolsa Família na Cidade de Erechim: um estudo de Representações Sociais”, que será executado no município pelo Curso de Psicologia da URI Erechim, através de seu professor e coordenador Felipe Biasus e de duas bolsistas de iniciação científica.

   A pesquisa terá duração de três anos e será iniciada a partir do mês de outubro próximo. A coleta de dados, inicialmente, será feita com beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). “Trata-se de uma pesquisa por amostra, onde serão sorteadas 40 famílias beneficiárias, as quais serão contatadas por meio dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS”, explicou o pesquisador Biasus.

   Além disso, também participarão da pesquisa 40 pessoas não beneficiárias moradoras do centro de Erechim, e servidores vinculados as secretarias de Cidadania, Educação e Saúde, que atuam no acompanhamento das condicionalidades do programa.

   De acordo com o professor o objetivo da pesquisa é desenvolver estudos em Psicologia Social no âmbito da Teoria das Representações Sociais a respeito do Programa Bolsa Família e gerar resultados que possam subsidiar ações da Secretaria Municipal de Cidadania. “Conhecer o que os usuários do PBF pensam a respeito do programa, o impacto gerado pelo mesmo em suas vidas, assim como o que pensam as pessoas que não são usuárias, parece uma questão fundamental para aqueles que fazem a gestão desse programa, podendo subsidiar uma série de informações para práticas e ações inclusive educativas”, destacou.

   Conforme o pesquisador, os resultados ainda poderão fundamentar campanhas educativas no âmbito das políticas públicas de Assistência Social no tocante ao Programa Bolsa Família, além da difusão de informação referente ao programa como um direito do cidadão brasileiro em vulnerabilidade.

 

   Para a Secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin, a pesquisa será de grande importância, uma vez que trará informações e conhecimentos para melhorar a gestão do Programa Bolsa Família e também mostrar como as famílias tiveram, através do programa, oportunidade de progredir, prosperar, ganhar autonomia e, consequentemente, uma condição de vida melhor.