Prefeitura Municipal de Erechim - Pessoas com deficiência aprendem a profissão de garçom
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9046/pessoas-com-deficincia-aprendem-a-profisso-de-garom

25/09/2014

Pessoas com deficiência aprendem a profissão de garçom

Pessoas com deficiência aprendem a profissão de garçom

Curso proporcionado pelo PRONATEC permite aula teórica e prática para 15 alunos da APAE e da Albano Frei

 

                Como se portar em um restaurante, organizar o ambiente, atender ao cliente, segurar uma bandeja. Estas e outras funções da profissão de garçom estão sendo repassadas para os 15 alunos da Apae e da Albano Frei que participam do curso oferecido pelo Pronatec e ministrado pelo Senac. As aulas acontecem três vezes por semana no próprio Senac. A parte teórica já foi concluída e a prática em sala de aula finaliza nos próximos dias. Agora um novo desafio se aproxima. Aprender as técnicas de garçom e garçonete em um restaurante de verdade.

                A inserção de trabalho, conforme explica o professor do Senac, Airton Pereira da Silva, será realizada no horário das 8h às 11h em um restaurante da cidade, onde será reforçada a técnica Mise-en-place que ensina a arrumação de espaço, das mesas, do ambiente de trabalho para receber o cliente, da colocação de toalha, copos e guardanapos, por exemplo.

                “As aulas práticas possibilitam o aprendizado também para os próprios funcionários do restaurante que oferecerem o seu espaço para nosso curso, já que terão três vezes por semana, um docente do Senac no seu local de trabalho”, observa o professor. Ainda segundo ele, esta é uma forma de despertar no próprio restaurante a vontade de contratar o profissional portador de deficiência inserindo-os na sociedade.

                O restaurante que tiver interesse em oferecer seu espaço para os alunos realizarem as aulas práticas pode entrar em contato com o Senac pelo telefone 3522-2999. 

 

Primeira vez que o curso é oferecido para Pessoas com Deficiência 

 

                Para a diretora do Senac Erechim, Fernanda Pietelkow, foi um grande desafio para a instituição ofertar o curso de Técnicas para Garçom e Garçonete para pessoas com deficiência. “Acredito que estamos realizando o curso de forma bastante satisfatória tanto para os docentes – já que a aprendizagem está sendo para eles também – como para todos os envolvidos neste processo, como estudantes, pais e setor administrativo da instituição. Nos qualificamos para poder atender a este público especial, pois a técnica nossos professores já dispunham, mas precisavam desenvolver competência para atender a um novo público”, destacou.