Prefeitura Municipal de Erechim - Abertas as inscrições para o curso de Residência Médica da FHSTE

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9069/abertas-as-inscries-para-o-curso-de-residncia-mdica-da-fhste

03/10/2014

Abertas as inscrições para o curso de Residência Médica da FHSTE

As vagas são para Cirurgia Geral e Obstetrícia e Ginecologia. As inscrições seguem até 15 de outubro

Abertas as inscrições para o curso de Residência Médica da FHSTE

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) informa que estão abertas as inscrições para o curso de Residência Médica, para o ano de 2015. O edital conta com duas vagas na área de Clínica Médica, uma vaga para Cirurgia Geral e uma vaga para Obstetrícia e Ginecologia. As inscrições seguem até 15 de outubro. O edital está disponível no site da instituição www.fhste.com.br/residencia/edital.
Nesta terça-feira (30), a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim recebeu o avaliador da Comissão Estadual de Residência Médica, que realizou a visita de verificação do programa para a implementação da residência médica em traumato-ortopedia, para o próximo ano.

Formando especialistas em Erechim
Conforme o diretor da FHSTE, Rafael Ayub, o curso de residência médica é de extrema importância para Erechim e região. "Com a residência, passaremos a formar especialistas em Erechim. Em regra, o pessoal formado nos hospitais que tem residência tende a se fixar na cidade, gerando mais força de trabalho num ciclo virtuoso e benéfico à saúde pública regional", reforça o diretor.

O que é residência médica
Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o ‘padrão ouro’ da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Várias etapas vencidas
Acalentado por anos, o sonho de trazer um Programa de Residência Médica para Erechim ganhou fôlego e vida na gestão do prefeito Polis e da vice Ana Oliveira. Para transformar o desejo em realidade, a partir de 2012, várias etapas técnicas e institucionais foram vencidas, sendo que no dia 24 de outubro de 2013 a FHSTE recebeu a visita de avaliadoras do Ministério da Educação, responsáveis pela verificação das condições de implantação do projeto. Antes disso, em setembro, o Hospital havia realizado, sob a coordenação do médico Celso David Lago, o cadastramento do pedido no MEC, junto ao Conselho Nacional de Residência Médica.