Prefeitura Municipal de Erechim - FHSTE realiza primeira cirurgia no novo Centro Cirúrgico

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9083/fhste-realiza-primeira-cirurgia-no-novo-centro-cirrgico

07/10/2014

FHSTE realiza primeira cirurgia no novo Centro Cirúrgico

Com 10 novas salas e centro de recuperação com 15 leitos, a obra duplica a capacidade instalada de realização de cirurgias na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim

FHSTE realiza primeira cirurgia no novo Centro Cirúrgico

Na tarde deste domingo (5), médicos e funcionários da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), realizaram a primeira cirurgia no novo centro cirúrgico. A cirurgia de colecistectomia foi realizada pelos médicos Paulo Orengo, Fernando Savegnago e pelo anestesista Romualdo Ferrasso.
Conforme o diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub, a inauguração do novo centro cirúrgico foi realizada no dia 29 de setembro. “Depois da solenidade o centro cirúrgico passou pela limpeza e desinfecção e neste domingo esteve pronto para a realização de cirurgias. A partir de agora todas as cirurgias serão realizadas no novo centro cirúrgico do Santa Terezinha”, pontua Ayub, ressaltando que de janeiro a agosto o antigo bloco cirúrgico da FHSTE realizou 6.569 cirurgias.
O novo centro cirúrgico da FHSTE passa a contar com 10 salas de cirurgia, sala de recuperação pós-anestésica com 15 leitos, sala de indução anestésica, além de quatro vestiários, posto de enfermagem, sala de estar e sala administrativa. Com 1.140 metros quadrados o novo centro cirúrgico e central de materiais esterilizados contam com equipamentos de última tecnologia, totalizando um investimento de R$ 7.345.047,89.
“Os novos equipamentos proporcionam maior agilidade e segurança nos procedimentos realizados, pois são equipamentos de alta tecnologia agregada, possibilitando que o hospital possa apresentar alta resolubilidade aos atendimentos de seus pacientes. Os equipamentos, como focos cirúrgicos com tecnologia LED, com alta tecnologia agregada, possuem características que ajudam na sustentabilidade ambiental representando um mínimo consumo de energia”, conclui o diretor executivo.