Prefeitura Municipal de Erechim - Diretoria de Trânsito do município atua com novo fardamento

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9103/diretoria-de-trnsito-do-municpio-atua-com-novo-fardamento

13/10/2014

Diretoria de Trânsito do município atua com novo fardamento

Novas fardas, equipamentos de proteção individual, melhoria na estrutura e viaturas buscam proporcionar condições adequadas para prestação do servido para a comunidade de Erechim

Diretoria de Trânsito do município atua com novo fardamento

A Administração Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, tem investido de forma constante para proporcionar condições adequadas para prestação do serviço da Diretoria de Trânsito à comunidade de Erechim. Em setembro, durante as atividades da Semana de Trânsito, os 23 agentes de Trânsito e os três fiscais de Transporte de Passageiros da Prefeitura receberam o novo fardamento que já está em uso pelos profissionais.
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa o papel desempenhado pelos profissionais da Diretoria de Trânsito é de fundamental importância. “É imprescindível ressaltar que o novo fardamento foi idealizado pelos colaboradores da Diretoria de Trânsito dentro das regras normativas. Enquanto secretário da pasta da Segurança Pública do Governo Municipal é meu dever proporcionar as condições necessárias para o melhor desempenho das funções e prestação de serviço à comunidade”, ressalta o secretário.
Foram entregues para cada agente de trânsito 3 camisas, 3 camisetas gola polo, 2 camisetas brancas, 2 blusas de lã, 1 jaqueta de nylon, 3 calças, 2 coturnos táticos, 1 colete tático, 1 cinto, 2 bonés, 1 luva tática, 1 óculos escuro, 1 lanterna tática e protetor solar. Para os fiscais de transporte de passageiros foram entregues 1 jaqueta de nylon, 1 colete tático, 4 camisetas gola polo, 1 boné, 1 lanterna tática, 1 coturno tático, 1 óculos escuro e protetor solar.
“Vale ressaltar que é somente através da construção coletiva e do trabalho em equipe que iremos conquistar os objetivos almejados. Fica o agradecimento e o reconhecimento especial aos colaboradores da Prefeitura, o agente de Trânsito, Fábio Pichler, a técnica em Segurança do Trabalho, Ana Paula Zamba Benits e o chefe de Fiscalização de Trânsito, Marcos Vinicius Torres”, pontua o secretário.
“O nosso papel como gestor público é trabalhar para que eles possam atuar devidamente equipados, com segurança, conforto e proteção”, frisa Testa, lembrando que já foram realizadas diversas melhorias na Diretoria de Trânsito como aquisição de novas viaturas, motocicletas, central telefônica, computadores, equipamentos de proteção individual (conjuntos impermeáveis com calça e jaqueta, capas de chuva, coturnos e luvas) e reforma da sede. “Não podemos pensar em um trânsito seguro sem falar dos agentes que desempenham um papel fundamental, bem como os fiscais e operadores. Além disso, a parceria com os demais órgãos de segurança, reforça a importância dos nossos colaboradores no desempenho das suas funções”, destaca o secretário de Segurança.

Trabalho em equipe
Para o agente de Trânsito, Fábio Pichler, que projetou o fardamento tático, além de criar os layouts das viaturas, que também compreende o novo brasão da Diretoria de Trânsito, o trabalho em equipe e a dedicação dos profissionais para que a comunidade seja atendida de forma primordial é de suma importância. “Quando recebi do secretário Rafael Testa e da técnica em segurança do trabalho Ana Benitz a tarefa de projetar o novo fardamento para os agentes de trânsito e fiscais de transporte de passageiros de Erechim senti-me honrado e procurei aliar o conhecimento técnico na área de confecção e design com o que mais se adequaria para o dia a dia operacional das categorias, uma vez que também sou agente de trânsito”, pontua Fábio.
Conforme explica o agente, o projeto utiliza o que há de melhor em tecnologia têxtil para fardamento tático disponível no mercado, o RIP STOP. Este material foi escolhido pela flexibilidade, durabilidade, conforto térmico e sua resistência a intempéries sendo o material utilizado pela maioria das forças policiais brasileiras como padrão, sendo utilizado na confecção das calças, camisas manga longa e curta, bonés e coletes. A cor azul marinho escuro, foi escolhido por ser este o padrão que a população já está acostumada a ver.
Para os fiscais de transporte de passageiros foi escolhido o preto para que estes se diferenciem dos agentes de trânsito. “Como a variação climática é muito grande na região, foi confeccionada, além das camisas de manga curta e longa em material tático, também uma opção de camiseta Polo em ‘piquet’ que identificam e atendem perfeitamente as necessidades dos agentes reduzindo a sensação térmica”, explica o agente de trânsito.
“O colete é um diferencial importante. Confeccionado em RIP STOP e forrado, possui diversas regulagens e faixas refletivas para auxiliar na visibilidade do trabalho noturno. Este item foi projetado para que nele sejam conduzidos pelo agente a lanterna tática, bloco de autuações, canetas, caderno de notas, gravadores, celulares e rádio comunicadores, sem que impeçam os movimentos necessários para orientação e controle do trânsito eliminando o uso da pochete”, destaca Fábio.
“Para os dias de frio intenso foram idealizados o pulôver em lã com reforço em áreas de atrito e a jaqueta em nylon impermeável nas cores da instituição com pequenos frisos refletivos para melhor visualização noturna. Coturnos e capas impermeáveis, cintos, luvas táticas e óculos escuros também compõem o fardamento. Para mim foi prazeroso ter criado a identidade visual da Diretoria de Trânsito compreendendo o brasão da corporação, layout das viaturas e o fardamento tático. Espero que esta pequena contribuição sirva para a melhoria da qualidade de trabalho dos agentes e para um atendimento melhor a população”, conclui o agente de Trânsito.