https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9116/atividades-do-outubro-rosa-so-marcadas-pela-solidariedade
15/10/2014
Atividades do Outubro Rosa são marcadas pela solidariedade
Nesta quarta-feira (15), a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, a Prefeitura Municipal através da Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Cidadania e da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram diversas atividades dentro da programação do Outubro Rosa. O mês é dedicado a realização de atividades de informação e importância sobre a prevenção do câncer de mama. A vice-prefeita Ana Oliveira acompanhada da secretária de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Gollin e do diretor do Hospital, Rafael Ayub, prestigiaram as atividades.
Lenço amigo! Use essa ideia!
Com o objetivo de apoiar pacientes com câncer de mama, voluntárias do Grupo Penélope Solidárias, colocaram lenços em funcionários, pacientes e familiares que passaram pela sala de convivência do Hospital. Além dos lenços a paciente Terezinha Braciack Chiarello e sua equipe de consultoras de beleza realizaram maquiagem.
Teresinha está no seu segundo tratamento oncológico e encontrou forças para vencer o câncer ajudando outras mulheres que estão enfrentando a doença. “Eu me propus a fazer esse trabalho voluntário uma vez por mês. Quando eu venho fazer o tratamento no hospital, faço esse trabalho. Se a pessoa não precisar de ajuda em colocar um lenço ou em fazer a sobrancelha ou tratar a pele que fica muito sensível com o tratamento ou vou ajudar conversando e dando força. E esta ação de todos colocarem o lenço dá forças para quem está lutando contra esta doença”, disse.
Doação de Cabelos
Além do uso do lenço, funcionários puderam realizar a doação de cabelos. Os cabelos foram cortados pela cabeleireira Adriana Casagrande e serão repassados para a Casa da Amizade que confecciona perucas para empréstimo a mulheres que estão em tratamento oncológico.
Eva Anitta Tortelli Comin foi diagnosticada com câncer de mama há sete anos. Depois de ficar cinco anos em tratamento e perder todo o cabelo, hoje Eva que é integrante do Grupo Amigas do Peito da FHSTE, está bem e decidiu realizar a doação de cabelos para pacientes que estão em tratamento. “É muito importante eu vir até aqui cortar e doar meu cabelo. Eu já passei pelo câncer e já perdi todo meu cabelo. Sei o quanto isso dói e machuca, não custa nada fazer essa doação porque o câncer é algo forte, e através desta ação eu sabia que podia ajudar alguém”, explica Eva.
Iluminação cor-de-rosa
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim recebeu também a iluminação cor-de-rosa em sua fachada como símbolo da luta contra o câncer de mama.