Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura educa mais de 5 mil estudantes para um trânsito mais seguro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9166/prefeitura-educa-mais-de-5-mil-estudantes-para-um-trnsito-mais-seguro

30/10/2014

Prefeitura educa mais de 5 mil estudantes para um trânsito mais seguro

Política pública, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Trânsito do município com as entidades parceiras, contempla 5.520 estudantes nos meses de fevereiro a outubro

Política pública, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Trânsito do município com as entidades parceiras, contempla 5.520 estudantes nos meses de fevereiro a outubro

O Governo de Erechim, através da Diretoria de Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, promove ações permanentes para mudar o comportamento das pessoas, buscando um trânsito mais seguro para o município. As atividades educativas relacionadas a preservação da vida, com a Escolinha de Trânsito nas instituições de ensino e palestras nas escolas do município e empresas são realizadas durante todo o ano.
Neste ano, nos meses de fevereiro a outubro, o trabalho voltado à educação no trânsito contemplou 30 escolas do município, num total de 5.520 estudantes que participaram das atividades, além de ações educativas nas empresas de Erechim e região, bem como interações durante a realização de eventos, como por exemplo, atividades na Praça Jayme Lago e Parque da ACCIE. Conforme explica o secretário de Segurança, Rafael Testa, as atividades são direcionadas de acordo com a faixa etária dos estudantes. “As atividades com a Escolinha de Trânsito são para as crianças de até 5 anos e as palestras focam suas ações para estudantes acima dessa faixa etária, bem como para colaboradores de empresas”, ressalta.

Material educativo para unir famílias e estudantes
Destaque para a implantação de material educativo para as crianças. “Neste semestre, foram implantados o Mini Talão de Multas para o Agente Mirim e o Sistema de Identificação - RG Mirim. Esse é um diferencial muito bacana para interagir com as crianças. Os nossos agentes de trânsito, que realizam esse trabalho educativo, distribuem o material orientando os estudantes e essa conscientização tem chegado até as famílias. Já recebemos relatos de pais de alunos e isso demonstra que estamos no caminho certo”, afirma.
“O pai de um aluno nos contou que o filho tem usado o Mini Talão de Multas para cobrar que o pai tome atitudes seguras no trânsito. Segundo ele, o filho tem andando com o Talão quando está no veículo com o pai e se ele perceber alguma infração, o pai é cobrado pelo filho. Isso é educação e nos demonstra que teremos sim motoristas cada vez mais conscientes”, reforça o secretário.

União de esforços
Segundo o secretário de Segurança, é fundamental destacar que a união de esforços e a realização do trabalho em parceria são fundamentais para que se alcancem os objetivos propostos. “Vivemos em uma realidade onde a educação no trânsito deve ser tratada nas escolas, desde as séries iniciais até as finais. Com isso, futuramente teremos condutores e pedestres cada vez mais conscientes sobre o seu papel no trânsito”, relata Testa.
“A partir da realização da Semana Municipal de Trânsito em 2013, as instituições governamentais e não governamentais que integram a Equipe Decida pela Vida acordaram que seriam desenvolvidas ações permanentes voltadas à educação. As atividades em prol de um trânsito mais humanizado e seguro são desenvolvidas pela Administração Municipal, juntamente com os parceiros, durante todo o ano”, pontua o secretário de Segurança.
Para Testa, é imprescindível destacar a participação das entidades parceiras. “Temos uma grande relação entre o poder público e as entidades, que de forma direta ou indireta, estão relacionadas com o trânsito. Vale ressaltar o apoio dos órgãos credenciados no Detran/RS, o 13º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, polícias rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, SAMU, a ATS Vida Urgente, secretarias municipais da Prefeitura de Erechim, Câmara de Vereadores, escolas, associações, AMAU, Corede, CDL, entre outras entidades que estão proporcionando com que tenhamos uma grande mobilização educativa voltada à segurança no trânsito e preservação da vida”, frisa o secretário.