https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9168/receita-estimada-para-prximo-ano--de-216-milhes-de-reais
30/10/2014
Receita estimada para próximo ano é de 216 milhões de reais
Audiência pública mostrou que arrecadação municipal dobrou nos últimos anos e que 11% da receita prevista será aplicado em obras
Na noite desta quarta-feira (29) a Prefeitura de Erechim apresentou à comunidade a Lei Orçamentária para 2015. A explanação foi feita pelo Diretor de Finanças da Secretaria da Fazenda, Edson Kammler que mostrou a receita prevista para o próximo ano de R$ 216 milhões. As áreas de Educação, Saúde e Assistência Social estão contempladas com o montante de R$ 104.700.000,00 o que representa 48,5% do total da receita estimada.
A comunidade conheceu os números que compõem o orçamento municipal, formado por impostos próprios, transferências da União, Estado e Fundeb, assim como as despesas obrigatórias em educação, saúde, iluminação pública, coleta de lixo, manutenção das secretarias de governo entre outras.
Na oportunidade, o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella detalhou as principais ações e investimentos para o próximo ano em cada uma das secretarias municipais, e ainda apontou dados que mostram a evolução de determinadas áreas que são consideradas foco da administração.
Segundo ele, a receita municipal tem evoluído cerca de 10% a cada ano. “Entre 2010 e 2012 tivemos uma evolução bem significativa que proporcionou investirmos em grandes obras e serviços para a comunidade, a exemplo de novas escolas e UBSs, do aumento das equipes da Estratégia de Saúde da Família - de nove em 2009 para 15 em 2014 -, das vagas em creche (1222 criadas) e turno integral (1235 novas vagas). De 2013 para cá, a arrecadação foi menor e a previsão se mantém para 2015, o que permite concluir obras em andamento e garantir a continuidade dos serviços oferecidos desde o início desta administração”, destacou Anacleto.
A vice-prefeita, Ana Oliveira falou dos desafios que o governo tem a enfrentar nas mais diferentes áreas em que se dedica a atuar. Disse que o município tem alcançado êxito nas suas ações uma vez que tem o amparo dos governos estadual e federal no aporte de recursos. Exemplo é o Hospital Santa Terezinha que firmou contrato com o governo do Estado e por isso o município não precisa mais reservar parte da sua receita para custear o hospital. “Sobra para investirmos na saúde básica”, avaliou Ana.
A vice-prefeita ainda falou sobre a conquista do governo municipal em reduzir o número de beneficiários do Programa Bolsa Família. “Essa era uma de nossas propostas quando assumimos a administração. Melhorar a vida das pessoas. Em todas as áreas que atuamos buscamos exatamente isso, e hoje vimos nosso trabalho dando resultados. São pessoas que se qualificaram, que tem um emprego e uma renda melhor, e que não precisam mais deste programa. É uma vitória para cada um de nós, pois o trabalho que o poder público realiza converge para este fim”, comemorou.
O projeto da Lei Orçamentária 2015 foi entregue ao presidente do Poder Legislativo, Sérgio Alves Bento na tarde desta quinta-feira (30). Os vereadores têm o prazo de 30 dias para analisa-lo pois o mesmo deve ser votado na última sessão do mês de novembro. O projeto está disponível no site da prefeitura www.pmerechim.rs.gov.br.