https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9229/fruticultor-refora-produo-com-mudas-da-agricultura
14/11/2014
Fruticultor reforça produção com mudas da Agricultura
Mais de 3 mil pés de frutas com caroço e de cítricos foram entregues de graça em programa de mudas brancas e cítricas
Mais de 3 mil pés de frutas com caroço e de cítricos foram entregues de graça em programa de mudas brancas e cítricas
No mês de dezembro os fruticultores que apostaram no pêssego esperam começar a colheita da maior parte da produção no município de Erechim. Esse é o caso da propriedade dos Andreolla, na comunidade de Rio Turvo, que tem 7 hectares com pomares de frutas com caroço e de cítricos. De acordo com o produtor, Ademar Andreolla, os mais de 3,5 mil pessegueiros foram adquiridos por programas da prefeitura, de cooperativas e também através de compra particular.
“Com o programa de fruticultura, somamos ainda mais à nossa produção. Somos especializados em frutas com caroço, como pêssegos e ameixas. Mas também plantamos caqui, uvas, e um pouco de vergamotas. O bom é que as plantas são entregues de graça, o que aumenta nossa renda. Nesse ano mais uma vez pegamos mudas de pêssego e ameixa, que dentro de três anos devem estar com boa produção”, disse Ademar.
O técnico agrícola da prefeitura Tobias Biasi afirma que em 2014 os produtores de Erechim receberam 3,6 mil mudas de cítricos e da linha branca, como pêssegos, ameixas, figos e caquis. “A Secretaria Municipal de Agricultura investiu R$ 24,7 mil, sem exigir contrapartida. É um investimento que ajuda o agricultor a crescer e que também gera empregos e retorno tributário para o município. Só em 2014, 18 famílias foram beneficiadas”, contou.
Ademar afirma que há 23 anos sua família se especializa na produção e comercialização de frutos. “Os cuidados com os pessegueiros são os mesmos praticados com pés de laranja ou de vergamota. Muitos agricultores entram no ramo e querem plantar, deixar o pé lá se desenvolvendo, e depois só colher, da mesma forma como ocorre com as culturas de soja. Mas não é assim, com frutos a colheita dá mais trabalho e é necessário fazer acompanhamento”, relatou.
A Secretaria Municipal de Agricultura atende na rua Gonçalves Dias, 22, próximo ao Hospital de Caridade. Informações sobre os programas municipais de fruticultura podem ser obtidas pelo telefone 3522-3494.