https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9255/primeira-captao-de-rgos-em-erechim-neste-ano--realizada-na-fhste
24/11/2014
Primeira captação de órgãos em Erechim neste ano é realizada na FHSTE
Os rins e fígado foram retirados e encaminhados para serem transplantados em Porto Alegre, beneficiando três pessoas que integram a lista nacional de receptores considerando a compatibilidade
Os rins e fígado foram retirados e encaminhados para serem transplantados em Porto Alegre, beneficiando três pessoas que integram a lista nacional de receptores considerando a compatibilidade
A primeira captação de órgãos deste ano em Erechim foi realizada no sábado (22), na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). O paciente de 25 anos teve trauma crânio encefálico e faleceu na sexta-feira (21). Após a confirmação da morte encefálica a família autorizou a doação.
Para realizar a coleta dos órgãos foi mobilizada uma equipe de Porto Alegre, composta pelos médicos Guillermo Kiss, Filipe Lisboa de Carli e o enfermeiro Giovani Weber, que pertencem a Organizações de Procura de Órgãos 7 (OPOs).
As OPOs têm como atribuição principal organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais localizados na sua área de atuação que são definidos por critérios geográficos e populacionais sob a gerência da Central de Transplantes e do Sistema Nacional de Transplantes.
A cirurgia teve início às 19h de sábado com duração total de cerca de 2h. Funcionários do hospital ficaram envolvidos com o protocolo e a preparação para o procedimento durante todo o dia. Os rins e fígado foram retirados e encaminhados para serem transplantados em Porto Alegre, beneficiando três pessoas que integram a lista nacional de receptores considerando a compatibilidade.
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), agradece a família do doador por este gesto tão nobre e de solidariedade em um momento tão difícil.
A FHSTE, através da CIHDOTT, iniciou há alguns anos a campanha “Doe órgãos. Doe vida. Seja um doador. Informe sua família”. Uma campanha contínua, permanente e com foco em eliminar barreiras para potencializar doações e assim salvar mais vidas. Essa campanha tem o objetivo de informar a população, informação essa que fez a diferença na decisão da família do doador.