https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/931/turma-de-design-visita-o-arquivo-histrico-municipal
29/08/2007
Turma de Design visita o Arquivo Histórico Municipal
Turma de Design visita o Arquivo Histórico Municipal
A turma de Design 01/2007 da Faculdade Anglicana de Erechim visitou o Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, juntamente com o seu coordenador Adriano Corrêa de Quadros.
A visita foi programada na disciplina de História do Design com o objetivo de conhecer o arquivo e projetos desenvolvidos, os quais foram apresentados por Luciana, Agente Executivo Especializada do Arquivo Histórico; e analisar as formas de comunicação visual desde os anos 20 até os anos 60. O jornal analisado foi o Diário de Notícias, de Porto Alegre.
O contexto industrial trouxe mudanças importantes na sociedade global, à produção e a divulgação, através de diferentes meios como, livros, revistas, embalagem, catálogos, cartazes e propagandas. No processo de modernidade o designer passa a ter uma significativa importância, considerando a questão da qualidade dos impressos, e também na possibilidade de criar uma identidade para os artefatos, representando a diferença inserida na mecanização.
As inovações sociais que aconteceram com a industrialização desafiaram o poder da organização urbana. Os serviços, os meios de transporte, de comunicação, a aglomeração, as epidemias. O design na construção das cidades e na preocupação com o saneamento básico, observados nos cartazes de saúde pública e de produtos de higiene.
Segundo relato feito pelos alunos visitantes as propagandas de remédios eram constantes. Anúncios de missas, velórios, também festas familiares, de aniversários, casamentos, chamadas festas íntimas, cinema, matiné pela parte da tarde, previsões astrológicas e sociais, preocupação com o lixo e ar puro, também já eram visíveis. Página feminina, destacando moda, beleza e lar. Visitas de autoridades. E também anúncios de marcas que ainda existem como Fiat, Colgate.
Textos longos, monótonos e opinativos, contava-se um fato com muito detalhamento e descrição, exaltando a importância dos mesmos. Nem mesmo as manchetes eram destaque, mas pequenos relatos.
O Diário de Notícias era dividido em oito colunas e as notícias separadas pelos títulos. A capa seguia o mesmo formato, apresentando, porém, o nome do jornal, o nome do diretor, data de fundação, e o destaque representado pelos assuntos políticos. Nas demais páginas, assuntos tratados sobre alguns municípios, com o título “Através do Estado”; “Indicador profissional”, endereço de consultórios médicos; “Notícias Internacionais”; “Na polícia e nas ruas”; “Vida desportiva”. E assuntos diversificados como, vida social, religião, cinema. Muitas vezes os anúncios eram distribuídos em páginas inteiras.
O surgimento de novas tecnologias reorganiza a comunicação visual. A pedra, a seda, o linho, as placas de madeiras, a argila, a folha de palmeira, o papiro, o papel, a mídia digital. As diferenças marcantes pelo mundo globalizado e ativista são reflexos, hoje, de impressos resumidos e objetivos.
A visita foi programada na disciplina de História do Design com o objetivo de conhecer o arquivo e projetos desenvolvidos, os quais foram apresentados por Luciana, Agente Executivo Especializada do Arquivo Histórico; e analisar as formas de comunicação visual desde os anos 20 até os anos 60. O jornal analisado foi o Diário de Notícias, de Porto Alegre.
O contexto industrial trouxe mudanças importantes na sociedade global, à produção e a divulgação, através de diferentes meios como, livros, revistas, embalagem, catálogos, cartazes e propagandas. No processo de modernidade o designer passa a ter uma significativa importância, considerando a questão da qualidade dos impressos, e também na possibilidade de criar uma identidade para os artefatos, representando a diferença inserida na mecanização.
As inovações sociais que aconteceram com a industrialização desafiaram o poder da organização urbana. Os serviços, os meios de transporte, de comunicação, a aglomeração, as epidemias. O design na construção das cidades e na preocupação com o saneamento básico, observados nos cartazes de saúde pública e de produtos de higiene.
Segundo relato feito pelos alunos visitantes as propagandas de remédios eram constantes. Anúncios de missas, velórios, também festas familiares, de aniversários, casamentos, chamadas festas íntimas, cinema, matiné pela parte da tarde, previsões astrológicas e sociais, preocupação com o lixo e ar puro, também já eram visíveis. Página feminina, destacando moda, beleza e lar. Visitas de autoridades. E também anúncios de marcas que ainda existem como Fiat, Colgate.
Textos longos, monótonos e opinativos, contava-se um fato com muito detalhamento e descrição, exaltando a importância dos mesmos. Nem mesmo as manchetes eram destaque, mas pequenos relatos.
O Diário de Notícias era dividido em oito colunas e as notícias separadas pelos títulos. A capa seguia o mesmo formato, apresentando, porém, o nome do jornal, o nome do diretor, data de fundação, e o destaque representado pelos assuntos políticos. Nas demais páginas, assuntos tratados sobre alguns municípios, com o título “Através do Estado”; “Indicador profissional”, endereço de consultórios médicos; “Notícias Internacionais”; “Na polícia e nas ruas”; “Vida desportiva”. E assuntos diversificados como, vida social, religião, cinema. Muitas vezes os anúncios eram distribuídos em páginas inteiras.
O surgimento de novas tecnologias reorganiza a comunicação visual. A pedra, a seda, o linho, as placas de madeiras, a argila, a folha de palmeira, o papiro, o papel, a mídia digital. As diferenças marcantes pelo mundo globalizado e ativista são reflexos, hoje, de impressos resumidos e objetivos.