https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9317/governo-do-estado-apresenta-estudo-de-competitividade-turstica-de-erechim
08/12/2014
Governo do Estado apresenta Estudo de Competitividade Turística de Erechim
Conselho Municipal de Turismo conhece pontos negativos e positivos necessários para alavancar turismo local
O diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo do Governo do Estado, Maximilianus Pinent e Rafael Salton, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas estiveram em Erechim na última sexta-feira (5) para apresentar ao Conselho Municipal de Turismo o Estudo de Competitividade Turística de Erechim. Os dados foram levantados em 2013 e mostram os aspectos gerais do turismo local, os pontos positivos e negativos e aquele que deve ser o foco para atrair turistas.
O secretário de Cultura Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira fez a abertura do encontro dizendo que Erechim pode ter pontos e atrações turísticas que devem ser referência de viagem para pessoas da nossa região e do Estado. Segundo Max, a nossa “praia” é a indústria e é nela que deve-se focar com a realização de eventos, como fóruns e feiras, por exemplo, e que consequentemente irão movimentar outros como a gastronomia, o lazer, o entretenimento.
Ainda conforme Max, o investimento que se faz no turismo tem retorno direto a cidade. “Os impostos gerados através do turismo ficam no município”, observa ele. E muitas vezes são pequenos detalhes que fazem a diferença como a instalação de um pórtico, de uma placa indicativa, uma iluminação bem direcionada. Salton complementa: “Erechim precisa ser competitiva na sua essência, sem alterar as suas características. Não quer dizer que precisa competir com Gramado, por exemplo, mas sim que seus pontos fortes ganhem destaque e possam atrair as pessoas para cá”, disse.
Confira os dados levantados pelo estudo:
Aspectos gerais do turismo Erechim:
- Integra a região turística termas e lagos;
- Os segmentos turísticos com maior destaque são de negócios e eventos, rural e cultural;
- De acordo com a pesquisadora da FGV, Flávia Marques, os principais atrativos são: Cascata Nazzari, Vale dos Parreirais e Vale Dourado, Parque Longines Malinowski, Castelinho, Catedral São José, Arquitetura Arte Deco, além dos eventos programados como Rally, Frinape e o Natal Erechim;
- Erechim conta com 21 meios de hospedagens, 16 agências de viagens e turismo, 108 estabelecimentos de alimentação e 02 guias de turismo (cadastur).
- No estudo, Erechim ficou muito bem posicionado na questão infraestrutura geral com uma média de 80,5 sendo que a média do Estado foi de 77,0. O que influenciou positivamente foi: Disponibilidade no destino de serviço público de atendimento médico em emergência 24 horas; Fornecimento ininterrupto de energia elétrica no período de alta temporada; Presença de corpo de bombeiros com grupo de busca e salvamento; Existência de defesa civil; Presença de órgão responsável de preservação urbana; Disponibilidade de lixeiras, banheiros públicos e telefones públicos no entorno das áreas turísticas.
- Outro fator importante e que destacou Erechim foi o marketing e promoção do destino o qual Erechim ficou em 43,6 e a média no RS é de 41,2.
Influenciador de forma positiva:
- Participação em feiras e eventos do setor de turismo nos últimos dois anos;
- Existência de material promocional também em outras línguas;
- Agenda de eventos disponível para consulta gratuita e online;
- Informações turísticas sobre o destino na página institucional do município. Indicada como principal página promocional do destino.
Fatores limitantes:
- Ausência de grupamento de polícia especializada no atendimento ao turista e inexistência de programa de proteção ao turista na polícia civil;
- Inexistência de um plano de marketing formal para o destino
- Promoção de evento próprio para divulgar os atrativos e equipamentos fora do território nos últimos cinco anos;
- O material promocional não alerta o visitante sobre ações de preservação à exploração sexual de crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente;
- Inexistência de material promocional específico que apresente a estrutura disponível para eventos no destino;
- Ausência de informações em idioma estrangeiro na página promocional do turismo no destino e que deixem claro aos potenciais turistas a preocupação do destino em prevenir a exploração sexual das crianças e adolescentes no turismo e conservar o meio ambientes.