Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de passeios e ciclovias no Prata da Casa Secretário de Obras apresentou planejamento para o futuro da mobilidade urbana

 

">

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9349/programa-de-passeios-e-ciclovias-no-prata-da-casa

16/12/2014

Programa de passeios e ciclovias no Prata da Casa

Secretário de Obras apresentou planejamento para o futuro da mobilidade urbana  

Programa de passeios e ciclovias no Prata da Casa

 

O novo programa Passeio para as Pessoas e a proposta de criar ciclovias em Erechim foram temas do Prata da Casa desta segunda-feira (15). O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, foi um dos palestrantes no evento promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e apresentou as propostas da prefeitura para o futuro da mobilidade urbana do município.

 

 

 

O Programa Passeio para as Pessoas, criado pela Secretaria de Obras em conjunto às secretarias de Coordenação e Planejamento e de Meio Ambiente, foi aprovado pelos vereadores no último dia 8 e vai passar a valer em janeiro de 2015. O objetivo é transformar Erechim em uma cidade acessível, no qual todas as pessoas, independente de terem deficiência, restrição de mobilidade ou não possuírem limitações, possam transitar em igualdade, com segurança pelas ruas.

 

 

 

No programa a prefeitura vai cobrar a adequação dos passeios por etapas. Serão definidas quadras, ruas, avenidas ou quarteirões, de acordo com a capacidade de fiscalização, acompanhamento e suporte por parte do Poder Público. Os moradores notificados terão prazos para atender às exigências e tornar seu passeio acessível. Naqueles em que o prazo não for cumprido, a prefeitura vai executar o serviço e irá cobrar posteriormente, com uma taxa sobre o custo da obra.

 

 

 

Para pessoas de baixa renda haverá possibilidades de financiamento. Para todos os passeios em que for solicitado, a prefeitura irá doar o piso tátil, que serve para orientação de pessoas com deficiência visual e, se necessário, fará o corte no calçamento para a instalação do material.

 

 

 

“O tempo em que pessoas em cadeiras de rodas, com deficiência visual, ou com qualquer outra limitação, não tenham condições de sair de casa porque a cidade não oferece caminhos acessíveis, precisa acabar. Queremos que a população perceba que não é algo para a prefeitura, nem apenas para bonito, mas sim para todos nós. No futuro todos seremos idosos, teremos limitações de mobilidade e também vamos precisar de passeios adequados e acessíveis”, disse Jorge.

 

 

 

Sobre o tema da ciclovia, a proposta é de iniciar em 2015. A primeira delas deverá ser implantada na avenida Sete de Setembro, com um sentido de cada lado da avenida, na faixa mais próxima ao canteiro central.

 

 

 

“Na avenida Sete de Setembro já há espaço para colocar ciclovia, sem interferir nas duas faixas para carros e nas vagas de estacionamentos. Com a faixa para bicicletas, a pista de automóveis da avenida Sete ficará com a mesma largura da pista da avenida Maurício Cardoso. Então basta a pintura e tachões. O custo e a dificuldade para implantar a ciclovia são mínimos. Bicicletas nas ruas significam menos carros circulando, é bom para o trânsito e faz bem à saúde”, defendeu Jorge.