https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9362/polis-e-anacleto-buscam-recursos-no-complexo-elico-do-hermenegildo
18/12/2014
Polis e Anacleto buscam recursos no Complexo Eólico do Hermenegildo
Projetos visam a criação de um Centro Regional de Formação e Desenvolvimento Comunitário e a requalificação da área interna do Parque Longines
Projetos visam a criação de um Centro Regional de Formação e Desenvolvimento Comunitário e a requalificação da área interna do Parque Longines
O prefeito Paulo Polis e o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella estiveram em Florianópolis nesta quarta-feira (17) onde em reunião com o diretor do Complexo Eólico Campos Neutrais Parque Hermenegildo, João Nunes Ramis, para manifestar apoio integral ao projeto apresentado pela Associação de Proteção à Vida – APROVI – com a construção de um Centro Regional de Formação e Desenvolvimento Comunitário e para solicitar recursos para a requalificação da área interna do Parque Longines Malinowski.
No apoio a construção do Centro, o município se comprometeu em realizar a terraplanagem e sondagens no terreno onde hoje está localizado o Reassentamento Passo da Conquista bem como a manutenção e melhorias na estrada que dá acesso ao terreno no qual será construído e instalado o Centro de Formação.
A APROVI faz parte de uma rede de entidades que atuam com projetos sociais em comunidades atingidas por barragens e da reforma agraria em toda a região norte do Rio Grande do Sul bem como em vários estados brasileiros. Somente no desenvolvimento de tecnologias alternativas, sendo muitas de caráter experimental, forma implementadas no últimos quatro, em nove estados brasileiros, aproximadamente: 750 hortas mandalas agroecológicas, 700 cisternas, 80 sistemas de aquecedores solares de baixo custo, 400 habitações rurais junto ao programa Minha Casa Minha Vida, entre outras iniciativas de entidades parceiras que contribuiu como apoiador. Assim, Centro Regional de Formação e Desenvolvimento Comunitário será uma experiência piloto a nível nacional para as entidades e movimentos sociais do campo e da cidade, pois será feita troca de experiência com todo o Brasil.
No local se pretende criar um centro de práticas e tecnologias alternativas, onde os parceiros poderão desde implementar e realizar experiências, realizar oficinas para incentivo a seus projetos, como a exemplo os projetos de hortas mandalas agroecológicas, fitoterápicos, cozinha experimental, artesanato, reciclagem de lixo e acolhimento ao turismo, bem a médio prazo, a implementação de pequenas agroindústrias familiares para agregação de valor aos produtos primários.
São parceiros neste projeto a Prefeitura Municipal de Erechim / NIPEAS - UFFS / CAPA / Pastorais Sociais / Crehnor / Núcleo de Agroecologia do AU / Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Popular Urbano/ Emater Regional/ FEAB.
Além de Erechim o Centro beneficiará os municípios de Aratiba, Mariano Morro, Marcelino Ramos, Barão de Cotegipe, Itatiba do Sul, Erval Grande, Charrua, Carlos Gomes, Severiano de Almeida e Paulo Bento.
Parque Longines
Para o Parque Longines Malinowski, que está sendo reestruturado com a construção de novas calçadas e cercamento, foi solicitado recursos para essa requalificação que contará com cercamento interno, iluminação, pórticos, guaritas, placas de sinalização, mirante, trilhas de chão batido e de paver, entre outros atrativos.
Conforme Anacleto, Ramis sinalizou a possibilidade de construção do Centro Regional de Formação e Desenvolvimento Comunitário assim como de repassar recursos para o Parque Longines. “A Secretaria de Planejamento juntamente com as equipes técnicas responsáveis pelas obras e a Secretaria de Meio Ambiente estarão reunidas nos próximos dias providenciando os projetos e documentos solicitados pelo Complexo Eólico para análise e possivelmente sinalizar positivamente para nossas reivindicações”.