https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9407/desenvolvimento-econmico-projeta-mais-qualificao-emprego-e-empreendedorismo-em-2015
09/01/2015
Desenvolvimento Econômico projeta mais qualificação, emprego e empreendedorismo em 2015
Feirão do Emprego, faça&mostre, Salão do Microcrédito, Semana do Empreendedorismo, novos cursos e criação da Praça do Desenvolvimento são as principais metas da secretaria
Feirão do Emprego, faça&mostre, Salão do Microcrédito, Semana do Empreendedorismo, novos cursos e criação da Praça do Desenvolvimento são as principais metas da secretaria
A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob coordenação do secretário Edgar Marmentini, vem trabalhando com planejamento estratégico para contribuir com o crescimento da cidade de Erechim. A pasta procura proporcionar investimentos, gerar empregos e qualificação profissional, além de encontrar soluções para o desenvolvimento econômico da cidade, trabalhando em sintonia com empresas e instituições locais.
“Realizamos uma análise positiva através do balanço das atividades promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento em 2014. Investimos fortemente na qualificação profissional, incentivo ao microempreendedor, avanços no Polo Multiempresarial, além da continuidade do Alvará Online e fortalecimento de eventos como a Semana do Empreendedorismo, Feirão do Emprego, bem como a criação de novos como o Salão do Microcrédito e a faça&mostre que tiveram as primeiras edições no ano passado e que irão se consolidar como calendário oficial dos eventos da pasta”, explica Marmentini. “Para 2015 projetamos um aumento na oferta de cursos de qualificação profissional, o que consequentemente possibilita um crescimento na área de geração de emprego e renda, ampliando a oferta de mão de obra qualificada, além do incentivo constante aos empreendedores de Erechim”, frisa o secretário de Desenvolvimento.
Cerca de 5 mil atendimentos realizados no 2º Feirão do Emprego
Realizado em abril, o 2º Feirão do Emprego de Erechim contabilizou números novamente satisfatórios – a exemplo da primeira edição, promovida em 2013. Foram cerca de 5 mil atendimentos reais consumados nos diversos serviços disponíveis no espaço montado junto à Praça Júlio de Castilhos. Durante o Feirão, 978 vagas de emprego foram oferecidas por cerca de 20 empresas, com 680 entrevistas encaminhadas ao final do dia. Além disso, foram preenchidas 568 inscrições para cursos profissionalizantes, através dos programas Qualificar Para Gerar Oportunidades e Pronatec. Conforme Marmentini, o evento superou expectativas e demonstrou que o município dispõe, hoje, tanto de empresas prontas para receber novos empregados, quanto de empregados dispostos a se qualificar e buscar novas oportunidades. Além do Feirão, a secretaria disponibiliza, através do site da Prefeitura de Erechim, uma página para pesquisa de empregos na cidade – o Busque Empregos.
Praça do Desenvolvimento
A Praça Júlio de Castilhos teve seu projeto de revitalização apresentado durante o 2º Feirão do Emprego. O local deve ser denominado Praça do Desenvolvimento, e será transformado em um espaço para realização de eventos no município, além de oferecer estrutura para lazer e descanso das famílias. Segundo Marmentini o local irá contar com a área coberta reservada para a realização de eventos e instalação de bancas fixas para atendimento e prestação de serviços. Serão mil metros quadrados de cobertura, além de outros ambientes da Praça que devem ser reformados, como o quiosque atualmente existente no local. Para o secretário, o objetivo é ter um espaço permanente para a realização de eventos na cidade. “Esta reformulação dará à Praça Júlio de Castilhos uma ocupação nova e diferenciada, se tornando estratégica por oferecer à população um espaço amplo, seguro e bem localizado para a promoção de eventos”, destaca. A medida integra o planejamento do Governo Municipal para a revitalização das praças da cidade e a melhor ocupação dos espaços públicos pela população. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2015.
1º Salão do Microcrédito
‘Da formalização ao crédito’. Com esse slogan, foi realizado em agosto o 1º Salão do Microcrédito, com a proposta de construir alternativas para ampliar o acesso dos empreendedores locais aos serviços oferecidos. Para Marmentini, nesta primeira edição do evento, microempreendedores individuais foram incentivados a formalizar sua atividade e solicitar os serviços de empréstimo de microcrédito a juros baixos para fortalecimento dos negócios. “Os serviços e o trabalho prestado pelo Governo de Erechim aos empreendedores locais ganham ainda mais força e visibilidade através da realização de eventos como o Salão do Microcrédito. Essa é uma grande oportunidade para quem quer sair da informalidade, além de crédito para quer empreender”, pontua o secretário de Desenvolvimento.
Mais de 20 milhões em microcrédito liberados para mais de 2,5 mil pessoas.
“Erechim é uma das cidades modelo em financiamento de Microcrédito no Rio Grande do Sul. Com esta marca, muitos erechinenses têm oportunidade de ampliar seus negócios, gerando mais emprego e renda, alavancando a economia”, pontua Marmentini, ressaltando que o município alcançou a marca de mais de R$ 20 milhões em crédito distribuído a empresas locais desde 2012. Apenas em 2014, mais de R$ 9 milhões foram disponibilizados aos empreendedores locais.
Semana Municipal do Empreendedorismo
Em novembro o Salão Del Prete do CER Atlântico foi palco da 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo. O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e SEBRAE. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, a Semana teve como objetivo integrar diversas atividades com o intuito de promover melhorias nas áreas empresarial e de negócios. “Desenvolver ações que visam qualificar os serviços prestados para empresas e profissionais da cidade é o que norteia os nossos esforços coletivos”, pontua o secretário. Segundo Marmentini o sucesso de um evento, como a Semana do Empreendedorismo – que em 2014 teve sua segunda edição – só é possível com organização, trabalho em conjunto e parcerias. O evento contou com palestras, workshop, formatura dos Cursos do Pronatec e Qualificar, além da primeira edição da faça&mostre.
Primeira faça&mostre é realizada em Erechim
A faça&mostre - 1ª Feira de Produtos e Serviços, realizada na Praça Júlio de Castilhos, contou com a participação de 43 expositores. Segundo o secretário de Desenvolvimento, a feira vem para se consolidar como um espaço gratuito e exclusivo para que microempreendedores individuais das áreas de indústria e prestação de serviços (que desenvolvam as atividades no município) possam apresentar, divulgar e comercializar seus produtos e serviços para a comunidade. “Os expositores dessa primeira edição da faça&mostre realizaram as suas inscrições de forma gratuita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Participaram os microempreendedores individuais e profissionais autônomos com atividades de indústria, fabricação e prestação de serviços lotados no município de Erechim e devidamente cadastrados no Sistema de Alvarás da Prefeitura. São microempreendedores mostrando, divulgando e vendendo seus produtos e serviços”, explica Marmentini. Para o secretário, a faça&mostre passa a se tornar um evento cativo na programação da cidade, beneficiando diretamente os expositores e a comunidade. “Somos uma cidade que prima pela inovação, pelo trabalho e pela geração de oportunidades. Isto está no nosso gene, e a faça&mostre vem para confirmar esta característica do município assim como o Feirão do Emprego que já está consolidado”, pontua.
Oportunidades para qualificação profissional
Para oportunizar qualificação profissional e preencher novos postos de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico segue oferecendo cursos de qualificação e requalificação de mão-de-obra gratuitos para a população, através do programa Qualificar Para Gerar Oportunidades e Pronatec Brasil Maior. O projeto Qualificar Para Gerar Oportunidades oferece qualificação profissional gratuita para quem procura melhores oportunidades no mercado de trabalho. Desde 2009 a Administração Municipal investe neste programa, sendo que ao todo foram oferecidos 210 cursos e 3,59 mil pessoas qualificadas. Em 2014 foram 20 cursos com 321 vagas. O Pronatec Brasil Maior – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, iniciada em 2014 em Erechim, é um programa de formação e requalificação profissional do Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cuja principal missão é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia. Atualmente, em Erechim foram 8 cursos encerrados e outros 14 cursos em andamento, representando 300 vagas. Os cursos de qualificação e requalificação, promovidos pela Prefeitura de Erechim, são desenvolvidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Alvará Online
Outra inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi o lançamento do Alvará Online, um sistema informatizado de solicitação de alvará de funcionamento e/ou cadastro municipal de contribuinte. “Essa ferramenta facilitadora foi criada em 2013 e foi o primeiro passo que o Governo Municipal deu em relação à inovação, relacionada ao assunto em questão. Além disso, a proposta veio para qualificar o serviço público prestado à sociedade”, destaca Marmentini. Em 2014, a Secretaria realizou mais de 7 mil atendimentos na Diretoria de Alvarás. Com a implantação deste novo sistema, o Alvara Online é emitido em no máximo 3 dias. No local também é possível obter informações sobre a emissão da Certidão de Zoneamento (primeiro passo para viabilizar a instalação e regularização de uma empresa).
Balcão do Empreendedor
A Secretaria de Desenvolvimento segue ampliando os serviços disponíveis aos micro e pequenos empreendedores erechinenses em sua sede. A partir do primeiro semestre de 2014, em todas as tardes de quarta-feira, o SEBRAE apresenta e divulga no local seus serviços de consultoria gratuitos, integrando-se a outros serviços já oferecidos no Balcão do Empreendedor - espaço dedicado especialmente a micro e pequenos empreendedores de Erechim.
O Balcão do Empreendedor foi criado para racionalizar, simplificar e agilizar os processos de constituição de empresas em Erechim. Em 2014 foram mais de 2300 microempreendedores que passaram pelo local em busca de informações para a formalização dos seus negócios, sendo que 647 inscrições foram formalizadas.
Polo Multiempresarial de Erechim
Projetando o crescimento da cidade, seguem as obras de pavimentação no Polo Multiempresarial de Erechim, que fica em frente ao bairro Redenção. Com investimento conjunto de R$ 1,33 milhão, sendo R$ 797.485,00 da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Governo do RS e R$ 541.283,00 de investimento da Prefeitura de Erechim, o valor é destinado para a pavimentação das ruas Santo Zanardo, Ângelo Girardelo, Stanislau Brozostek e Silvestre Chiarello. É um investimento que vai atender diretamente as empresas que se instalarão no local, além dos trabalhadores que transitam na área e das empresas que trabalham com transporte de mercadorias e materiais. Segundo Marmentini 10 novas empresas irão se instalar na área. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, essa obra é de extrema importância para a infraestrutura do local, possibilitando que o Polo possa realizar a operação das suas atividades. “A Administração Municipal segue dando continuidade ao andamento das obras para atender as novas empresas que se instalarão na cidade. O Polo Multiempresarial representa mais uma etapa do desenvolvimento de Erechim, trazendo melhorias significativas na qualidade de vida das pessoas”, frisa Marmentini.
Escritório Regional da Junta Comercial
O Escritório Regional da Jucergs em Erechim disponibiliza aos seus usuários de todo o Estado do Rio Grande do Sul a abertura, alteração e extinção de Sociedades Limitadas, Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Empresários Individuais, também o Registro de Livros Mercantis e emissão de Certidões Simplificas, agilizando tais procedimentos aos Empresários da região e desburocratizando o registro empresarial. “Em 2014, Erechim foi o primeiro município do interior do Estado autorizado a despachar Eireli, mais uma grande conquista para toda região”, ressalta o secretário de Desenvolvimento. Um diferencial do Escritório Regional de Erechim são os atendimentos por balcão e telefone, possibilitando o livre acesso a informações e orientações diretamente com os Decisores. Foram realizados mais de 13 mil atendimentos no ano de 2014.
Apoio e incentivo as empresas
Somente no ano de 2014 foram mais de 90 empresas atendidas com serviços de aterro, terraplanagem e cascalhamento. Serviços esses destinados a ampliação e melhorias do pátio das empresas já em pleno funcionamento, bem como, para a implantação e instalação de novas empresas no município. “As empresas protocolam seus projetos junto à Prefeitura com o pedido de auxílio do município para aquilo que precisam. A Lei de Incentivo – que nos ampara – norteia a avaliação desses pedidos e nos permite encaminhar o trabalho de acordo com a apreciação dos técnicos responsáveis”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico. Para ele, a atuação do poder público é fundamental para o desenvolvimento do município. “Nós, enquanto gestores públicos, devemos sempre atuar buscando o crescimento da cidade, o desenvolvimento do município em todos os setores, proporcionando aumento da produtividade, geração de emprego e renda às pessoas”, ressalta.
Feira Construir
A Feira Construir encerrou sua 5ª edição em 2014 com R$ 75 milhões em negócios realizados ou prospectados e um público superior a 30 mil pessoas. Durante o evento, realizado no Parque da ACCIE, 115 expositores de diversos produtos e serviços mostraram o que há de melhor no mercado da construção civil, arquitetura e mobiliário, com novidades tecnológicas e sustentáveis. Destes R$ 75 milhões em negócios, foram mais de R$ 31,2 milhões movimentados pelos expositores da Feira, e outros R$ 43.892.000,00 pelo Feirão da Casa Própria da Caixa Federal.
Distrito Industrial Norte
O terreno adquirido pela Prefeitura de Erechim para construção do Distrito Industrial Norte, às margens da BR 153 possui uma área de mais de 400.000 m², onde estão sendo finalizados os projetos e realizados os trâmites legais para liberação das licenças ambientais. Os espaços serão utilizados para instalar empresas que aguardam espaço para operacionalização no município, listadas no cadastro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A abertura destes novos espaços para instalação de empresas é uma preocupação da Administração Municipal para criar alternativas de crescimento econômico na cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento, com a instalação destas empresas, a capacidade de empregabilidade de Erechim deve crescer. “Estamos trabalhando em diversas frentes com intuito de seguir avançando no desenvolvimento da economia da nossa cidade”, completa Marmentini.